Evento dos docentes de Filosofia da Rede Federal de Educação tem participação de professores do IFRO

Publicado: Quarta, 17 de Novembro de 2021, 16h49 | Última atualização em Quarta, 17 de Novembro de 2021, 18h21

Econtro dos docentes de Filosofia

Docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) participam de organização de evento nacional. Eles compõem o Grupo Nacional de Docentes de Filosofia da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Docentes de Filosofia na Rede Federal EPCT), que realizará, nos dias 18 e 19 de novembro de 2021, o evento “Rumos para o I Encontro de Docentes de Filosofia da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica”.

A ação tem o objetivo debater os desafios da Filosofia no contexto da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, além de promover a mobilização para um evento de nível nacional com a mesma temática, a ser realizado no ano de 2022.

O Professor do IFRO Campus Colorado do Oeste, Márcio Moreira Costa, é membro da diretoria executiva do evento e salienta ser “um marco para o fortalecimento da docência e do ensino de Filosofia na rede federal. Discutir experiências já consolidadas, como é a proposta do evento, é imprescindível para o enfrentamento dos desafios que se apresentam em face da contrarreforma do ensino médio e seus impactos na Rede. E a iniciativa tem também como finalidade delinear passos e posições do coletivo para o futuro incerto que se desenha”.

Para Gedeli Ferrazzo, Professora do IFRO Campus Porto Velho Calama e membra da comissão de organização deste primeiro encontro, “o evento representa a organização dos docentes de Filosofia frente ao esfacelamento do currículo e a adoção de um modelo formativo fragmentado e incapaz de promover a emancipação humana”.

O evento “Rumos para o I Encontro de Docentes de Filosofia da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica” ocorrerá nos dias 18 e 19 de novembro, às 19h30 (Brasília), com transmissão pelo canal do YouTube Docentes de Filosofia – Rede Federal EPCT (Docentes de Filosofia – Rede Federal EPCT –YouTube) e contará com a participação do Professor Dr. Sílvio Gallo, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e de membros Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Programação

No dia 18 de novembro, o tema é “A Filosofia na formação integral frente às contrarreformas educacionais e os impactos na Rede Federal EPCT”, tendo como participantes o palestrante Sílvio Gallo (Unicamp), e mediação do Professor e Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação do IFRN, Avelino de Lima Neto, no link: https://youtu.be/2UHvv8tDxJo.

Em 19 de novembro, o debate aborda “Filosofia na Rede Federal EPCT: rumos e mobilizações para 2022”, com a participação de docentes de Filosofia da Rede Federal EPCT, no link: https://youtu.be/GJfW72jRlfY.