Viva Melhor chega à 6ª edição com palestras sobre qualidade de vida no trabalho

Publicado: Quinta, 21 de Outubro de 2021, 14h43 | Última atualização em Sexta, 22 de Outubro de 2021, 09h48

img materia Viva Melhor 2021 IFRO

Na próxima semana (dias 25, 26 e 27 de outubro) o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia realiza a 6ª edição do Projeto Viva Melhor. O evento é uma das ações desenvolvidas pela Coordenação de Atenção à Saúde e Qualidade de Vida (CASQV) e Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) do IFRO em parceria com os campi e com as Comissões Internas de Saúde do Servidor Público (CISSPs) e tem como propósito promover saúde e bem estar aos servidores. A edição 2021 ocorrerá por meio de palestras on-line que visam estimular o desenvolvimento da qualidade de vida no trabalho. As palestras serão transmitidas no canal do IFRO no Youtube de forma exclusiva aos servidores da instituição.

PROGRAMAÇÃO

No dia 25/10 (segunda-feira), a palestrante Bianca Vilela apresenta o tema “Ergonomia em Alta Performance”, às 15h40. É esperado que a conversa mostre aos servidores a importância da ergonomia no ambiente de trabalho, mostrando uma abordagem sobre a organização do ambiente, ressaltando a importância de boa iluminação, ventilação, sinalização, ruído, presença de máquinas quebradas, além de comentar a relação do ambiente de trabalho com a insatisfação e as doenças ocupacionais e acidentes de trabalho.

No dia seguinte, 26 de outubro, acontecerá, às 15h40, a palestra “Efeito Reciprocidade", ministrada por Malu Albuquerque. A palestra objetiva mostrar aos servidores uma visão sobre o sucesso, a generosidade e a influência, os tipos de interação, as conexões humanas baseadas na reciprocidade, enfatizando a importância da reciprocidade para o desenvolvimento das relações.

No dia 27/10, último dia do evento, será ministrada às 15h40 a palestra “Vida: modos de usar", pela jornalista Leila Ferreira. A palestra é uma proposta de reflexão, motivadora e ao mesmo tempo leve e profunda, sobre a importância de fazermos agora as escolhas que nos permitirão viver de forma mais equilibrada depois.

O servidor Renato Vieira, da Coordenação de Atenção à Saúde e Qualidade de Vida (CASQV), destaca que o evento pretende viabilizar a promoção da qualidade de vida e bem-estar organizacional para os servidores, além de promover cuidados da saúde emocional e desenvolvimento pessoal. “Também possibilita a continuidade da ação anual, já institucionalizada, denominada "Viva Melhor" que contribui diretamente para o atingimento de um dos objetivos institucionais do IFRO: a promoção de ações que visem a melhoria do ambiente organizacional e qualidade de vida”, reforça.

Renato complementa dizendo que, a cada edição, o Viva Melhor busca proporcionar aos servidores, por meio de suas ações, “uma maior resistência ao estresse, maior estabilidade emocional, maior motivação, maior eficiência no trabalho, melhor autoimagem e melhor relacionamento interpessoal, sendo, portanto, extremamente importante pela necessidade de trabalharmos de forma permanente na instituição a qualidade de vida, o ambiente de trabalho e a satisfação do servidor como um todo”.

• img-materia-Viva-Melhor-2021-IFRO
  • palestra_1_-_publico