Certificados Digitais Pessoais (ICPEdu) já disponíveis para alunos e servidores do IFRO

Publicado: Quinta, 26 de Agosto de 2021, 10h10 | Última atualização em Segunda, 30 de Agosto de 2021, 17h49

img materia certificado digital ICPEdu

A partir de segunda-feira (30/8), alunos e servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) poderão emitir seus Certificados Digitais Pessoais pela Infraestutura de Chaves Públicas para Ensino e Pesquisa (ICPEdu).

Segundo a Diretoria de Gestão da Tecnologia da Informação (DGTI/IFRO), a ICPEdu é o serviço de certificação digital oferecido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) que provê infraestrutura para a emissão de certificados digitais e chaves de segurança.

Conforme o site do ICPEdu, o Certificado Pessoal é a identidade virtual gratuita, emitida on-line e que pode ser usada para validar a identificação de usuários em diversos procedimentos digitais, como assinaturas eletrônicas, cifragem de documentos e fazer login em sistemas eletrônicos específicos.

O Diretor de Gestão de Tecnologia da Informação do IFRO, Erlan Fonseca de Souza, explica que “a DGTI, por meio de seu constante empenho em promover a Transformação Digital no IFRO, prontamente aderiu ao serviço oferecido pela RNP e providenciou os ajustes nos sistemas institucionais a fim de habilitar mais esse recurso tecnológico para toda a comunidade do IFRO”.

Ele salienta ainda que a entrega foi possível mediante os esforços empregados pela DGTI com foco na Unificação dos Sistemas Institucionais, concentrando todos os sistemas de informação do IFRO em uma única plataforma, o Sistema Unificado de Administração Pública (Suap).

Certificado

Para emitir a certificação digital ICPEdu é necessário ser servidor ou estudante com vínculo ativo com o Instituto Federal de Rondônia, confirmando suas credenciais institucionais, as mesmas para acesso ao Suap e ao AVA.

Os certificados gerados têm validade de um ano. Podem ser gerados e revogados quando necessário pelo próprio usuário através do site do serviço https://pessoal.icpedu.rnp.br/.

“O procedimento dura menos de um minuto. As orientações sobre como realizar a emissão de certificados e assinar documentos utilizando o Certificado Digital Pessoal estão disponíveis na Wiki do IFRO, através do link: https://wiki.ifro.edu.br/wiki/sistema/10”, explica Erlan.

RNP

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) conecta os 27 estados brasileiros e está em funcionamento há mais de 25 anos. Seu projeto foi proposto pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) em 1989 com financiamento do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq) e com apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Criada para difundir a internet em rede para capacitar recursos humanos, hoje, são pelo menos 800 instituições de ensino superior conectadas em redes acadêmicas, mais de 4 milhões de usuários, 50 redes comunitárias, mais de 100 GB de velocidade de conexão disponível aos membros da CAFe.

São diversos os serviços ofertados para ofertados para alunos e professores (eduroam, conferênciaweb, FileSender@RNP, acesso aos periódicos Capes, Certificado Pessoal da ICPEdu), gestores de TI (Federação CAFe, sala virtual de videoconferência, video@RNP, Certificado Corporativo da ICPEdu, armazenamento nas nuvens, gerenciamento de máquinas virtuais por meio do Computer@RNP, Internet Data Center (IDC)). E a RNP ainda oferta diversos serviços para experimentos avançados.