Servidores e alunos do IFRO podem participar de Agrolab Amazônia

Publicado: Quarta, 18 de Agosto de 2021, 08h39 | Última atualização em Quarta, 25 de Agosto de 2021, 17h22

ideathonEvento é realizado pelo Sebrae e vai contar com maratona de criatividade e inovação

Estão abertas as inscrições para mais uma edição do “Agrolab Amazônia”, evento realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RO), entre os dias 14 a 16 de setembro de 2021, com parceria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). O evento será totalmente on-line e disponibilizado através de plataforma gamificada.

Nesta edição, será disponibilizado um estande virtual para todos os Institutos Federais da região Norte, no qual será possível apresentar mostras (relato de projetos, produtos, processos, serviços e/ou projetos inovadores), palestras, mesas-redondas, divulgação de e-book, painel temático e vídeos das seguintes linhas temáticas: 1) Negócios de impacto ambiental e social; 2) Processos, produtos e serviços inovadores destinados aos setores da Bioeconomia; 3) Pesca e aquicultura; 4) Fármacos e cosméticos; 5) Energias renováveis; 6) Ciência e tecnologia dos alimentos; 7) Economia 4.0; 8) Indústria 4.0; e 9) ODS da Agenda 2030.

Os servidores e os estudantes interessados podem submeter propostas para apresentação até o dia 25 de agosto, por meio do preenchimento do formulário disponível no link a seguir: https://forms.gle/Zheqq7wEiwvtoUBT9.

Segundo a Pró-Reitora de Extensão, Maria Goreth Araújo Reis, a participação dos servidores e dos estudantes do IFRO na Agrolab Amazônia será de grande relevância para compartilhar experiências e para ampliar os conhecimentos voltados ao desenvolvimento profissional e acadêmico. “Discutir temáticas que abordem questões socioeconômicas e ambientais no contexto amazônico é extremamente necessário e urgente. A Amazônia precisa se desenvolver, contudo, precisamos discutir amplamente as formas de se prezar pelo desenvolvimento sustentável, com atenção especial à cultura dos povos tradicionais, à preservação das nossas florestas e à valorização da vida em sociedade", destaca a gestora.

Mais informações estão no site do evento: https://agrolabamazonia.com/.

AGROLAB IDEATHON

Os alunos dos Institutos Federais, matriculados em qualquer curso e em qualquer modalidade, também poderão se inscrever no “Agrolab Ideathon – Desafios da Amazônia”, que tem como objetivo estimular a cultura de inovação e o empreendedorismo entre os estudantes, por meio de uma maratona de criatividade focada em desenvolver soluções para os desafios reais da Amazônia. Esse subevento acontecerá nos dias 10, 11 e 12 de setembro.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 8 de setembro, na Loja do Sebrae Rondônia: sebrae.ro/ideathon.

Programação

O evento será totalmente on-line, utilizando-se as ferramentas digitais do Zoom e do Discord, em uma interação de três dias com os participantes, com a seguinte programação:

Dia 1 - 10 de setembro (horários de Rondônia)

19 h às 19h30 – Abertura oficial e palavras das instituições

19h30 às 20 h – Webinar com a explicação do funcionamento do Ideathon

20 h às 21h10 – Webinar de Ideação

21 h em diante – Mentorias para as equipes

Dia 2 - 11 de setembro (horários de Rondônia)

11 h às 12 h – Webinar de validação

16 h às 17 h – Webinar de prototipação

21 h às 00 h – Rodada de mentorias com todas as equipes

Mentorias durante todo o dia