Abertas inscrições para Workshop Construção de Patentes Relevantes

Publicado: Sexta, 30 de Julho de 2021, 13h07 | Última atualização em Sexta, 30 de Julho de 2021, 13h07

Banner Workshop Patentes RelevantesO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) é um dos parceiros na realização do Workshop Construção de Patentes Relevantes (versão condensada) – Edição Rondônia e Pará 2021. A atividade é voltada a pesquisadores, servidores, alunos e demais interessados em propriedade intelectual.

O foco do curso envolve informações sobre as patentes, como instrumentos para impedir terceiros de usarem invenções (soluções técnicas novas e não óbvias para problemas técnicos) concebidas, mais a definição de problemas técnicos, subproblemas técnicos e construções mínimas como base para patentes relevantes. Também se discutirá as patentes como fontes de informações e as fontes para aprendizagem sobre como redigir patentes.

Serão duas turmas em dias e horários diferentes, mas com o mesmo conteúdo: dia 12 de agosto, das 8 às 11 horas; e dia 19 de agosto, das 18 às 21 horas (horários de Rondônia).  As inscrições estão sendo feitas em https://www.even3.com.br/wcdprvc2021/.

No âmbito do IFRO, a atividade conta com a participação da Coordenação do Ponto Focal do Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia (PROFNIT) e da Coordenação do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT/Propesp/IFRO).

Segundo os representantes institucionais, enquanto instituição de ciência e tecnologia, o IFRO precisa, atendendo aos princípios da Lei de Criação dos IFs, estimular e realizar o desenvolvimento científico e tecnológico, o que deve iniciar com capacitação de recursos humanos. Além disso, o workshop pode despertar o interesse de quem ainda não iniciou no mundo da propriedade intelectual, bem como direcionar as atividades das equipes que já desenvolvem pesquisa.

O curso é realizado pela Axonal, juntamente com o IFRO, PROFNIT, Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Embrapa Rondônia e Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). O ministrante será Henry Suzuki, sócio-fundador e diretor-geral da Axonal Consultoria Tecnológica, Titular da Cadeira nº 2 da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil, membro do Conselho Consultivo do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec) e membro da Comissão de Propriedade Intelectual da OAB-SP.

Mais informações em https://www.even3.com.br/wcdprvc2021/.