Finalização do eJIFRO Games 2021 indica competidores de Rondônia que vão para a fase nacional

Publicado: Terça, 27 de Julho de 2021, 12h17 | Última atualização em Terça, 27 de Julho de 2021, 12h17

eJIFRO encerramento 2Encerrada a fase regional da 1ª edição do eJIFRO Games 2021, os Jogos Eletrônicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). Com 76 inscritos de 5 campi (Ariquemes, Guajará-Mirim, Jaru, Ji-Paraná e Porto Velho Calama), a competição ocorreu de 20 e 23 de julho. Os vencedores disputam, de 13 a 17 de setembro de 2021, a etapa nacional (eJIF) nas modalidades: Free Fire (Garena), League of Legends (Riot Games) e Xadrez Arena (Lichess).

Todo o evento foi realizado de forma on-line, prezando pela saúde dos servidores e dos alunos, em decorrência da pandemia da covid-19.

“Quero dizer o quanto fiquei feliz com o resultado dos jogos, o comprometimento de todos foi fundamental, dessa que foi a nossa primeira versão dos jogos eletrônicos. Quero também agradecer à comissão técnica do Free Fire em nome do professor Ricardo; à Comissão Técnica do Xadrez: a Professora Aline e a todos os membros; à Comissão Técnica do League of Legends: a Talita, Maicon e Fernanda. Muito obrigado, pois sem vocês os jogos não teriam o sucesso que tiveram e tenho certeza que continuará tendo”, agradeceu o Coordenador de Cultura, Esporte e Cidadania, Jeferson Cardoso da Silva, durante a cerimônia de encerramento. Ele ainda falou a todos os inscritos e parabenizou aos que foram para a fase final em setembro.

“Estou muito feliz em ter passado para a etapa nacional, representando o Campus Guajará-Mirim e conto com a equipe de cada um de vocês para representar o nosso estado na nacional”, resume o capitão da equipe de Free Fire, Pedro Henrique Resende da Costa. Junto com ele compõem a equipe do Campus Guajará-Mirim os estudantes Daniel Melo dos Passos, Gustavo Henrique de Souza Mozer, Yuri da Silva Maciel e Carlos Eduardo Grangeiro Lins. Segundo os jogadores, agora a meta é treinar com mais dedicação para trazer um bom resultado do torneio nacional.

As equipes que ficaram em segundo e terceiro lugares no Free Fire (Garena) são respectivamente do Campus Ariquemes e Campus Ji-Paraná.

No Xadrez Arena (Lichess) – Masculino, o primeiro lugar ficou com Vinícius Rian Rodrigues da Silva, acadêmico de Engenharia Civil do Campus Porto Velho Calama. “A minha expectativa para a fase nacional é que eu e minha equipe possamos representar bem o estado de Rondônia”, declarou ele em vídeo gravado para a cerimônia de encerramento. O segundo lugar da modalidade xadrez masculino ficou com Gabriel Santos Alves do Campus Ji-Paraná e o terceiro lugar com Murilo Passoni Medeiros, também do Campus Ji-Paraná.

No Xadrez Arena (Lichess) – Feminino o pódio foi formado por Letícia Gomes Stedile do Campus Porto Velho Calama (primeiro lugar), Thainá Bonfim Tobias do Campus Guajará-Mirim (segundo lugar) e Dameri Speroto da Silva do Campus Ji-Paraná (terceiro lugar). Cursando o terceiro período de Engenharia de Controle e Automação, Letícia se diz feliz e já ansiosa para a fase nacional: “lá nós iremos competir com pessoas mais experientes e mais fortes e poderemos aprender mais”. Na fase regional, ela conta que foi formado um time bem diferente, com meninas de cada cidade. "Vai ser bem interessante essa troca que teremos”, analisou.

Na disputa do League of Legends (Riot Games), Jaru fico com o primeiro lugar com 9 pontos, Ji-Paraná em segundo (6 pontos) e Porto Velho Calama (4 pontos) em terceiro. A final ocorreu na noite do dia 23 de julho. Na final, o Campus Jaru venceu o Campus Ji-Paraná por 2x0.

Conforme a Pró-Reitora de Extensão, Maria Goreth Araújo Reis, o IFRO irá colocar em discussão a preparação futura da disputa também dentro do estado de Rondônia, abrindo o torneio para a participação de competidores de outras instituições de ensino. Para a gestora, é preciso continuar e fortalecer essa modalidade dos jogos digitais, uma vez que eles contribuem para democratizar os jogos ao oportunizarem condições para que mais pessoas participem de qualquer local em que estiverem, de forma virtual e em segurança.

Reforçando o apoio dado institucionalmente à realização dos Jogos, o Reitor Substituto do IFRO, Carlos Henrique dos Santos, enfatizou que o apoio da Reitoria se manterá também na fase nacional, da mesma maneira que ocorreu na fase regional.

A cerimônia de encerramento contou com a mediação do servidor Ícaro Alexsander Costa, mais a colaboração de tradução da Língua de Sinais (Libras) pelas servidoras Tamires Gomes de Assis Gonçalves e Nathali Fernanda Machado Silva. A cerimônia de encerramento ficou gravada no Youtube do IFRO, para assistir clique neste LINK.

• eJIFRO-encerramento_1
  • eJIFRO-encerramento_2