IFRO assina Termo de Cooperação Acadêmica com Universidade de São Caetano do Sul

Publicado: Terça, 15 de Junho de 2021, 17h02 | Última atualização em Terça, 15 de Junho de 2021, 17h03

Termo prevê o reconhecimento de diplomas estrangeiros de servidores do IFRO egressos do Mestrado em Assessoria de Administração expedidos pelo Instituto Politécnico do Porto

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) assinou na quinta-feira (29 de abril) um Termo de Cooperação Acadêmica com a Universidade Municipal São Caetano do Sul (USCS). A cooperação acadêmica e técnico-científica entre as duas instituições educacionais visa o reconhecimento de 35 diplomas de servidores em nível de Pós-Graduação Stricto Sensu, provenientes da parceria realizada entre o IFRO e o Instituto Politécnico do Porto, egressos do Mestrado em Assessoria de Administração.

Segundo o Reitor do IFRO, Uberlando Tiburtino Leite, à medida que os servidores foram concluindo o Mestrado em Assessoria de Administração e buscaram o reconhecimento do diploma em instituições brasileiras, conforme os critérios já estabelecidos para o reconhecimento emitido pelo MEC, “[...] foi apresentada a nós a dificuldade destes, devido ao número reduzido de aceite de pedidos por parte das instituições certificadoras, geralmente em torno de uma vaga por semestre. Para resolver essa questão, buscamos a parceria com a USCS, que permitirá aos nossos servidores o requerimento de reconhecimento além deste quantitativo, favorecendo que eles obtenham o diploma válido em território nacional”.

Uberlando lembra que qualificar os servidores não é somente uma proposta, é um compromisso. Não basta somente buscar condições para esse objetivo, ele tem que ser concretizado de fato. “Acreditamos que a Educação é o agente transformador da sociedade em todos os sentidos, investir na qualificação de nossos servidores é investir no processo real de transformação da sociedade”.

O Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Gilmar Alves Lima Junior, ressalta que a parceria, além de permitir o reconhecimento dos diplomas dos servidores, também objetiva a “ampliação da possibilidade de atuação dos servidores para o desenvolvimento de ensino, pesquisa e extensão; possibilidade de captação de recurso para ações de ensino, pesquisa e extensão; aumento de titulados e dados referentes à qualificação de servidores e parcerias conjuntas para o desenvolvimento de ensino, pesquisa e extensão entre IFRO e USCS”.

A expectativa é de que logo no primeiro semestre de 2021 seja realizado procedimento para a abertura de vagas para reconhecimento de 10 diplomas. A meta é que até 2023 sejam reconhecidos todos os 35 diplomas dos servidores do IFRO que concluíram o Mestrado em Assessoria de Administração no Instituto Politécnico do Porto. O reconhecimento deverá ser realizado pela Universidade São Caetano do Sul, no município de São Caetano do Sul, no Estado de São Paulo.

Sobre o Mestrado em Assessoria de Administração

Em 2017 o IFRO realizou parceria com o Instituto Politécnico do Porto para a qualificação de seus servidores no Mestrado em Assessoria de Administração, ofertado pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração (ISCAP/IPP), considerando o perfil do curso e a alta demanda de formação de servidores do IFRO na área de administração. De 2017 até 2020, foram iniciadas três turmas, com ida dos alunos a Porto (Portugal) para a realização das aulas presenciais e defesa. As turmas tiveram o quantitativo de 16, 17 e 12 servidores em qualificação. A primeira turma concluiu o curso em 2019 e a última turma deverá concluir o curso de 2021.