IFRO irá levar ao ar o projeto “Extensão em Foco”

Publicado: Sexta, 11 de Junho de 2021, 17h17 | Última atualização em Terça, 15 de Junho de 2021, 11h38

img materia Extensao em foco IFROSemanalmente, no mês de agosto, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) realizará o projeto “Extensão em Foco”. A programação será transmitida semanalmente, às quintas-feiras, via YouTube, sempre das 19 às 21 horas. Também estão abertas inscrições para minicursos e oficinas da área de extensão, que emitirá certificados aos participantes.

A atividade é uma ação da Pró-Reitoria de Extensão (Proex). Segundo a Pró-Reitora, Maria Goreth Araújo Reis, em cada atividade do “Extensão em Foco”, num primeiro momento ocorre o painel com representante do IFRO mais convidados externos. E no segundo momento, há apresentação de práticas exitosas, com a previsão de serem divulgadas duas atividades em cada semana/programa.

Com início da programação marcado para 5 de agosto, o primeiro painel será “Curricularização da Extensão: Caminhos e Desafios”, e em seguida serão apresentados relatos de experiência de práticas exitosas. No dia 12 de agosto, debate-se “Arte, Cultura e sua importância no contexto social e educacional”, sendo as práticas exitosas relativas aos projetos dos campi na área de arte e cultura.

Para 19 de agosto, a programação prevê o tema “Ambientes de Inovação no Contexto Educacional – Impactos e Perspectivas”.  No dia 26 de agosto, “Empresas Juniores: possibilidades e oportunidades para os estudantes do IFRO”. Fechando o mês, no dia 2 de setembro, o debate é sobre “O Esporte e a suas contribuições para a formação integral do estudante”, havendo apresentação de projetos dos campi na área do esporte.

“A programação do ‘Extensão em Foco’ será uma série semanal para tratar de assuntos pertinentes à extensão, tendo como público alunos, servidores e comunidade externa”, conta Goreth.

Oficinas e minicursos

O projeto “Extensão em Foco” ainda terá a realização de oficinas on-line para os servidores, de junho a setembro deste ano. Cada atividade terá duração de até quatro horas. A primeira oficina é sobre “SUAP/Módulo Extensão: Submissão e acompanhamento de Projetos”, no dia 30/6. Dia 8/7, aborda-se o “SUAP/Módulo Extensão: Estágio – Registros e Acompanhamentos”.

Em 16/7, a formação será a “Elaboração de Projetos de Extensão”. Dia 30/7, “Empresas Juniores: Implantação e Funcionamento (oficina aberta para servidores e alunos)”. No mês de agosto, em 13/8, ocorre a oficina “Curricularização da Extensão”. E dia 27/8, é sobre “Design Thinking”. Já em setembro haverá formação em “Economia Solidária” (10/9) e em “Cooperativismo” (24/9).

As inscrições para as oficinas e minicursos estão sendo realizadas pelo formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfBfPjzeVODIENYxF31zBEQQ9EYsjiHQ8SIvPKKTcAuZn611g/viewform