Servidores e alunos do IFRO já podem acessar base de dados sobre normas técnicas

Publicado: Terça, 08 de Junho de 2021, 16h57 | Última atualização em Terça, 15 de Junho de 2021, 08h31

TargetAlunos regularmente matriculados, servidores e estagiários (com acesso institucional) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) já podem acessar gratuitamente a base de dados Target GedWeb. A plataforma disponibiliza serviço via web de pesquisa, visualização, download, impressão e controle de Normas Técnicas Brasileiras (NBR’s) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e das Normas Técnicas da Associação Mercosul de Normalização (AMN) e pode ser acessada  através do SUAP ou aplicativo “Target GEDWeb” disponível para download na App Store e no Google Play.

A partir de contrato (SEI 1190902) formalizado entre o IFRO e a empresa Target Engenharia e Consultoria LTDA o acesso foi disponibilizado através do SUAP (suap.ifro.edu.br), no link “Acessar Gedweb Target”. “ Após isso, será solicitado um e-mail de acesso. Após inserir o e-mail e clicar na opção ‘entrar’, o usuário terá acesso à página inicial da plataforma, onde poderá pesquisar as normas técnicas de seu interesse”, explica a bibliotecária documentalista do Campus Porto Velho Calama, Roseni Santos Rodrigues. Para acessar tutorial clique AQUI.

Roseni ressalta que a disponibilização de normas técnicas e regulamentações nacionais e internacionais, de forma on-line e atualizada, a qualquer hora do dia e em qualquer lugar, “é extremamente necessária para a realização dos processos de ensino e aprendizagem nos diferentes cursos ofertados pelo IFRO, pois estas asseguram a qualidade, confiabilidade, segurança e padronização de produtos e serviços”.

A bibliotecária Sarah Freire do Campus Colorado do Oeste destaca a importância “especialmente das normas relacionadas ao desenvolvimento dos trabalhos acadêmicos, tais como Referências, Citações, Projeto de Pesquisa, entre outros. Devido às frequentes atualizações sofridas por estas normas, é de fundamental importância que tenhamos acesso a uma plataforma atualizada, de fácil e simultâneo acesso, que nos permita aplicá-las de forma correta nas atividades acadêmicas e profissionais”.

Benefícios

Dentre os benefícios  destacados pelas bibliotecárias estão os seguintes: Possibilidade de realizar pesquisas e acesso remoto às normas técnicas através de quaisquer aparelho (computador, tablet, notebook ou celular); Possibilidade de fazer download e/ou impressão de todas as páginas de uma norma/documento; Atualização automática da plataforma sempre que ocorrer atualização, substituição e/ou cancelamento de documento regulatório crítico (norma ABNT NBR/NM, regulamento técnico do INMETRO, etc); Recebimento de alertas por e-mail de notificação referente à atualização, substituição e/ou cancelamento de normas técnicas; Matérias técnicas publicadas pela equipe de jornalismo da Target com temáticas relacionadas à normalização e regulamentação técnica; Aplicativo para dispositivos móveis com todas as normas técnicas e informações regulatórias; Acesso off-line de normas favoritas mesmo quando estiver sem acesso à internet através do App; e Acesso simultaneamente por diversos usuários da plataforma.

Treinamentos

Segundo Roseni, as coordenações de biblioteca do IFRO estão realizando a divulgação da plataforma através de e-mails e WhatsApp. Além disso, estão ocorrendo treinamentos para os servidores lotados nas coordenações de Biblioteca para que estes sejam capacitados na utilização da plataforma e possam orientar os usuários em relação a ela. Alunos também estão recebendo treinamento. A biblioteca do Campus Ji-Paraná ministrou o primeiro treinamento da plataforma Target Gedweb para a turma do curso de Engenharia Florestal 2021/2. Os alunos demonstraram interesse com a ferramenta e realizaram o primeiro acesso na plataforma. A Coordenação de Biblioteca do Campus acredita que a oferta desse serviço é de extrema valia para o processo de ensino e aprendizagem, bem como, corrobora para o fortalecimento da atuação da biblioteca para com as atividades de ensino, pesquisa e/ou extensão.

Sobre a Target

Com mais de 25 anos de mercado, a Target vem consolidando sua posição de fomentadora do uso das Normas Técnicas, agindo para que mais pessoas, universidades e empresas adotem a normalização em sua cadeia de produção e de serviços, para um maior desenvolvimento, segurança e sustentabilidade da indústria Nacional e para a salvaguarda dos direitos fundamentais das pessoas.