Semana do Meio Ambiente promove intercâmbio entre estudantes

Publicado: Quinta, 16 de Junho de 2016, 11h10 | Última atualização em Segunda, 20 de Junho de 2016, 12h39

Semana do meio ambiente Campus Vilhena 1O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena, realizou no início do mês a Semana do Meio Ambiente.  Apresentações culturais, palestras, mostra de trabalhos produzidos pelos alunos do campus, exibição de banners fizeram parte da programação. As atividades contaram ainda com a visita de estudantes e professores da Escola Estadual Zilda da Frota Uchôa, que trouxeram exemplos de preservação e revitalização do meio ambiente, através dos projetos que desenvolvem no município.

Segundo a professora de biologia do IFRO, Tatiana Abreu Curado Rezende, o intercâmbio de conhecimentos entre as duas instituições de ensino foi muito proveitoso, pois despertou novos olhares para a preservação do meio ambiente.  “Foi muito inspirador para os nossos alunos, jovens que cresceram em Vilhena e, muitas vezes, não percebem a importância do Rio Pires de Sá para o município”, destacou.

Um dos projetos apresentados pelos alunos da escola Zilda foi o “Nas Águas da Memória”, que retrata o trabalho da comunidade escolar na revitalização das matas ciliares de um dos rios do município de Vilhena.  “Com o projeto pretendemos recompor a afetividade da comunidade para com o Rio Pires de Sá, marco histórico de Vilhena,” explicou a coordenadora do projeto, Ana Neri.

Além da revitalização do Rio Pires de Sá, os alunos foram apresentados às memórias afetivas de pessoas a respeito do igarapé. “O rio  é um símbolo municipal e o seu resgate só traz benefícios à população vilhenense. Nossa sociedade  carece de pessoas que se preocupem não apenas com os valores sociais, mas também com os ambientais”, comentou a aluna do 2º ano do curso de Eletrotécnica do IFRO.

• Semana_do_meio_ambiente_-_Campus_Vilhena__1
  • Semana_do_meio_ambiente_-_Campus_Vilhena__3