Campi do IFRO preparam início das aulas em 2021

Publicado: Sexta, 12 de Fevereiro de 2021, 19h35 | Última atualização em Quarta, 17 de Fevereiro de 2021, 16h02

IFRO Ano Letivo 2021 1

Live de Boas-Vindas será realizada no dia 2 de março

Os campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) fazem a partir deste mês de fevereiro o acolhimento de seus estudantes. Cada unidade e modalidade possui um calendário para o reinício das aulas e recebimento dos novos alunos.

Prezando pela saúde dos seus servidores e dos seus alunos, o IFRO, retoma as atividades letivas do ano de 2021, de forma remota, no âmbito do ensino com as Aulas Não Presenciais (ANPs), nos moldes que foram realizadas no ano de 2020, em decorrência da pandemia da covid-19. “O IFRO acumulou uma experiência com esse formato de ensino, uma vez que desde março de 2020 estamos desenvolvendo as atividades de forma remota e já superamos alguns desafios como o acesso à internet pelos alunos, o acesso ao conteúdo das atividades pelos alunos a partir da concessão de auxílios para a aquisição de pacotes de internet e também a aquisição de equipamentos. Em 2021 daremos continuidade com essas ações para os alunos que já estavam no IFRO e também para os alunos que ingressarão a partir de 22 de fevereiro”, ressalta o Reitor do IFRO, Uberlando Tiburtino Leite, acrescentando: “Agradecemos aos nossos novos alunos pela confiança no IFRO e temos a certeza de que com dedicação e com compromisso dos nossos servidores, iremos superar com êxito esse momento inicial de 2021 para que na medida em que houver a condição de retorno, o IFRO possa voltar à sua normalidade, com as atividades presenciais”.

Conograma inicial dos campi:

• CampusCacoal inicia o ano letivo de 2021 no dia 22/2 para os alunos do cursos técnicos integrados e subsequentes ao ensino médio e de graduação em andamento. Já as novas turmas dos cursos técnicos integrados iniciarão suas atividades no dia 1º de março.
  • CampusPorto Velho Calama fez neste início de fevereiro o retorno das aulas para o fim do ano letivo de 2020. E a volta às aulas do ano letivo 2021 ocorrem em 8/4.
  • CampusJaru tem a seguinte programação: Graduação em andamento retorna em 8/02 e Cursos Técnicos Integrados em 1º de março.
  • CampusSão Miguel a volta às aulas será em 22/2.
  • CampusJi-Paraná: Retorno às aulas dia 22/2, todos os cursos (superiores e técnicos), exceto para novos alunos do superior.
  • CampusColorado do Oeste: para alunos do técnico integrado e das graduações em andamento a data de retorno é 22/02/2021. Para os ingressantes no ensino superior será no mês de agosto.
  • CampusAriquemes: fez neste início de fevereiro o retorno das aulas para o fim do ano letivo de 2020 nos cursos técnicos intregrados e graduações. Já para os cursos técnicos subsequentes as aulas iniciam no dia 22/02. Para os novos alunos dos cursos técnicos integrados o início do ano letivo será em 29/03. Os cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e CST em Análise de Desenvolvimento de Sistemas iniciarão as suas atividades no dia 8 de março.
  • CampusVilhena: a data definida para o início do ano letivo 2021 nos cursos técnicos integrados e graduações presenciais e EaD foi dia 18/2; no Curso Técnico Subsequente em Administração em EaD a data é 23/2; e na pós-graduação será em 26/2.
  • Campus Guajará-Mirim faz a recepção dos alunos dos Cursos Integrados/EJA/Subsequente no dia 18/2. E o início das aulas no dia 22/2. Para os cursos de graduação, a recepção dos alunos e início das aulasserá em 1/3.
  • CampusPorto Velho Zona Norte possui o seguinte calendário: 18/2 – CST em Gestão Pública e em Gestão Comercial (EaD); 22/2 – CST em Gestão Pública, em Gestão Comercial e em Rede de Computadores e Técnico em Administração Subsequente (Presencial); 23/2 – Técnicos em Administração Subsequente, Administração Concomitante e Computação Gráfica Concomitante (EaD); e 9/3 – Técnico em Administração Concomitante das Turmas de 2021 (EaD).

Segundo informações da Pró-Reitoria de Ensino (Proen/IFRO), para este momento atípico, todos os campi estão realizando as semanas pedagógicas, e na programação destas são contempladas formações com servidores do IFRO e também com estudiosos da educação em diversas áreas do conhecimento, Isso possibilita um leque de informações para que o trabalho educacional seja realizado da melhor forma possível, avalia o Pró-Reitor Edslei Rodrigues de Almeida.

A partir do início das aulas, já na primeira semana que os alunos ingressantes chegarem à instituição, o IFRO em suas unidades de ensino fará levantamento sobre a acessibilidade dos estudantes, de forma a verificar a demanda relacionada à inclusão digital. “Cada campus está planejando o acolhimento dos alunos e as atividades relacionadas a estes estão previstas para a primeira semana de retorno às aulas”, completa o Professor Edslei.

Live

Visando uma recepção geral dos alunos, com explicações de como será o ano letivo de 2021, o IFRO fará uma Live de Boas-Vindas. No encontro virtual haverá participação do reitor, pró-reitores de ensino pesquisa e extensão, mais os diretores-gerais dos dez campi. A live será transmitida pelo Canal do Youtube do IFRO no dia 2/3, às 19 horas.

• IFRO_-_Ano_Letivo_2021_1
  • IFRO_-_Ano_Letivo_2021_2