Mais de 6 mil alunos serão certificados no Programa Novos Caminhos

Publicado: Quarta, 16 de Dezembro de 2020, 15h14 | Última atualização em Quinta, 17 de Dezembro de 2020, 08h45

Certificação Novos Caminhos 2020Cerimônia de certificação será on-line e acontecerá na próxima quinta-feira (17), às 19h

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia realiza nesta quinta-feira (17 de dezembro), às 19h (horário de Rondônia), a cerimônia de certificação de 6.524 alunos concluintes de 19 cursos profissionalizantes de curta duração, ofertados através do Programa Novos Caminhos do Governo Federal, em 6 campi do IFRO (Ariquemes, Cacoal, Jaru, Ji Paraná, Porto Velho Calama e Porto Velho Zona Norte). A certificação poderá ser acompanhada através do canal do IFRO no Youtube: https://youtu.be/IHqU8cDYNI0

Participarão da cerimônia o Reitor do IFRO, Uberlando Tiburtino Leite, o Secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Wanderberg Venceslau Rosendo dos Santos, a Pró-Reitora de Extensão, Maria Goreth Araújo Reis, o Diretor-Geral do Campus Ariquemes, Ênio Gomes da Silva, o Diretor-Geral do Campus Cacoal, Davys Sleman de Negreiros, o Diretor-Geral do Campus Jaru, Renato Delmonico, a Diretora-Geral do Campus Ji-Paraná, Letícia Carvalho Pivetta, o Diretor-Geral Substituto do Campus Porto Velho Calama, Sidivan Alves do Nascimento, a Diretora-Geral do Campus Porto Velho Zona Norte, Ariádne Joseane Félix Quintela e o Diretor de Educação a Distância do IFRO, Aloir Pedruzzi Júnior. A cerimônia contará também com a presença da aluna Marluce Biapino Rodrigues, que concluiu o Curso Balconista de Farmácia e que representará os colegas de cursos como oradora.

Serão certificados os concluintes dos seguintes cursos: Assistente em tesouraria (Ariquemes); Vitrinismo, Promotor de Vendas, Operador de Caixa (Cacoal); Balconista de Farmácia, Desenvolvimento Cooperativista (Jaru); Assistente de Logística, Agente de Inclusão Digital, Motorista de Transporte de Produtos Perigosos, Motorista de Transporte de Passageiros, Motorista de Transporte de Carga, Administrador de Banco de Dados, Motorista de Transporte Escolar (Ji-Paraná); Cadista para a Construção Civil, Curso Microempreendedor Individual, Auxiliar de Laboratório de Saneamento (Porto Velho Calama); Assistente em Recursos Humanos, Assistente Financeiro, Assistente Administrativo (Porto Velho Zona Norte).

Sobre o Programa Novos Caminhos

O Programa Novos Caminhos é uma parceria entre o Governo Federal e os Institutos Federais, para promover cursos profissionalizantes nos diversos níveis e modalidades de ensino. O objetivo do Governo Federal, por meio do Programa Novos Caminhos é ampliar o acesso à educação profissional e tecnológica de qualidade, fortalecendo o uso de novas tecnologias e a promoção de ações voltadas ao alinhamento da oferta com as demandas do setor produtivo.

O público-alvo do Programa são os trabalhadores em busca de qualificação e atualização profissional e os estudantes do ensino fundamental e médio das redes públicas, inclusive da educação de jovens e adultos.

Em 2020, o Instituto Federal de Rondônia participou de três pactuações com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) ofertando 16.490 vagas, em 33 cursos profissionalizantes de Formação Inicial e Continuada (FIC), alcançando alunos dos 52 municípios de Rondônia e também alunos de 25 outros estados, na modalidade EaD. “Para essas mais de 16 mil vagas ofertadas pela instituição, tivemos mais de 31 mil candidatos inscritos, o que reflete a busca da população pelo ensino profissionalizante”, informa a Coordenadora-Geral do Programa Novos Caminhos no IFRO, Christiane Silvestrini de Morais destacando que a meta do governo federal é aumentar em 80%, até 2023, o número de vagas para o ensino profissional e tecnológico.

O Reitor do IFRO, Uberlando Tiburtino Leite, destaca que neste momento de pandemia “[....] o IFRO contribuiu não somente com educação pública, gratuita e de qualidade, mas também gerou cerca de 250 vagas de trabalho temporário, equipe essa, necessária para o funcionamento do programa. [...] Nesta cerimônia, temos mais de 6 mil alunos concluintes, oriundos de 19 cursos. Teremos cerca de 2.700 alunos que estarão concluindo nove cursos, nos Campi Ariquemes, Ji Paraná, Guajará Mirim e Colorado do Oeste e que irão finalizar suas atividades em janeiro de 2021”.

A Pró-Reitora de Extensão do IFRO, Maria Goreth Araújo Reis, explica que a oferta de cursos FIC é fundamental para que jovens, mulheres e trabalhadores em geral obtenham uma qualificação profissional de forma rápida e eficiente. “Além de oportunizar para que as pessoas que estão fora do mercado de trabalho possam se atualizar e aperfeiçoar para ingressarem numa profissão e adquirirem um emprego. Muitas pessoas, sobretudo aqueles públicos em situação de vulnerabilidade, têm obtido uma excelente oportunidade de transformar as suas vidas por meio dos cursos ofertados pelo Programa Novos Caminhos”, destaca acrescentando que: “Neste ano atípico, nós passamos por muitas situações adversas e certamente isso gerou um grande impacto no mundo do trabalho. Muitos jovens, mães e pais de família perderam seus empregos e tiveram que se reinventar para garantir o sustento de suas famílias. O IFRO entra nesse cenário ofertando os cursos FIC como uma forma de minimizar os impactos causados pela pandemia. Por meio dos cursos ofertados a distância muitas pessoas tiveram  e estão tendo a oportunidade de se qualificar e gerar renda para suas famílias e, em muitos casos, até mesmo garantir os seus empregos que estavam ameaçados”.