III Congresso Amazônico de EaD é realizado no IFRO

Publicado: Segunda, 07 de Dezembro de 2020, 17h42 | Última atualização em Segunda, 07 de Dezembro de 2020, 17h43

Congresso EaD IFRO 2020 1

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia realizou de 23 a 27/11/2020 o III Congresso Amazônico de EaD do IFRO. Participaram professores, estudantes da educação superior, da educação básica, técnica e tecnológica da rede pública federal, estadual e municipal, pesquisadores da área de educação a distância, tendo participantes de 25 estados diferentes e de Portugal e da Argélia.

A terceira edição do Congresso Amazônico de Educação a Distância foi realizada na modalidade on-line, por meio da plataforma Even3, diante do novo contexto socioeconômico deflagrado pela pandemia da covid-19. Nesse formato, o Congresso Amazônico de Educação a Distância obteve ampla participação para debater a temática “Jamais como Antes – A Era da Educação 5.0”. Na avaliação dos organizadores, o evento foi um sucesso, pois foram mais de 1.500 participantes, atendendo as expectativas do público-alvo.

Na fala de uma das participantes durante o evento, verificou-se o retorno obtido: “Gostaria de parabenizá-los pelo evento e programação das atividades com temas interessantes e atuais. Ao mesmo tempo, agradeço por compartilharem o acesso abertamente e sem custos, num momento difícil como o que estamos todos passando, devido à pandemia. Muito obrigada”.

O Congresso levou esclarecimento sobre como aplicar a Educação 5.0, para alcançar os objetivos da proposta, que era de promover a difusão científica dos alunos à pesquisa nas áreas dos cursos; promover a integração entre os cursos presenciais e a distância com a comunidade local; oferecer aos alunos abordagens e perspectivas distintas sobre o mesmo tema; expor ideias e assuntos que fomentem a discussão e intensa participação dos egressos e profissionais ligados à temática, identificando problemas e sugerindo possíveis soluções; estimular a demanda para o próximo evento em 2021; integrar a escola com a comunidade, evidenciando a extensão e a curricularização do IFRO com propostas integradoras; e realizar intercâmbios de conhecimento entre alunos dos ensinos médio, técnico, tecnológico e superior com a comunidade.

De acordo com o Reitor do IFRO, Uberlando Tiburtino Leite, há um histórico institucional para chegar à terceira edição do Congresso. “Nossa caminhada na EaD é muito recente, em 2011 uma equipe do Campus Zona Norte estruturou nosso projeto de EaD, e numa pequena sala com cinco servidores ousamos acreditar no sonho de expandir a educação e seu acesso sem limites ou qualquer tipo de empecilho para levarmos nossa proposta. Hoje, somos o primeiro IF com 100% de polos de EaD num estado. Nosso investimento em pessoal, tecnologia e infraestrutura resultou na adequação para o enfretamento da pandemia, utilizando a mediação tecnológica e ensino híbrido em nossas aulas para esse fim. Dessa forma, não paramos e mostramos o valor e a proposta da EaD em nosso Plano de Desenvolvimento Institucional. A EaD do IFRO é uma realidade, estamos em todos os municípios de Rondônia, em todos os estados da Amazônia Legal, em parcerias no Nordeste e em breve com o nosso primeiro polo internacional de EaD na Bolívia”, disse Uberlando.

O Diretor de Educação a Distância, Aloir Pedruzzi Junior, também avalia que o IFRO é referência em EaD no Brasil, por isso a importância do evento que tem sido realizado por três anos consecutivos. “Trocar ideias, tentar multiplicar esses formadores em pessoas da gestão em educação a distância. O terceiro Congresso EaD foi 100% on-line em função da pandemia”.

• Congresso_EaD_-_IFRO_-_2020_-_1
  • Congresso_EaD_-_IFRO_-_2020_-_11