Edital de afastamento é lançado para servidores cursarem Stricto Sensu
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) publicou edital de afastamento de servidores para cursar pós-graduação stricto sensu no primeiro semestre de 2021.
O Edital nº 14-2020 visa atender a servidores efetivos que já estejam cursando pós-graduação Stricto Sensu (mestrado e doutorado) e aqueles que estão em processo seletivo para cursos nesses níveis. Há ainda vagas específicas para servidores que participam do Dinter em Educação, em parceira do IFRO com a Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus Marília.
O edital pode ser acesso na página de editais da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propesp), por este link AQUI. O edital foi publicado no último dia 30/11 e as inscrições se encerram no dia 7/12/2020. O resultado final será publicado no dia 18/12/2020.
A seleção do edital é realizada por uma comissão composta por servidores da Coordenação de Pós-graduação (Cposg/Propesp) e da Coordenação de Desenvolvimento Humano e Social (CDHS/DGP). Segundo informações da comissão, o edital possibilita o afastamento integral de servidores para se dedicarem às suas pesquisas durante o curso.
Com a publicação do Decreto n° 9.991/19, que versa sobre a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas da Administração Pública Federal, os afastamentos para cursos de pós-graduação Stricto Sensu poderão ser concedidos quando a ação em desenvolvimento do servidor estiver cumulativamente alinhada às competências relativas ao seu órgão de exercício ou de lotação, à sua carreira ou cargo efetivo e ao seu cargo em comissão ou à sua função de confiança. Assim, os projetos de pesquisas a serem desenvolvidos terão alta relevância institucional.
Conforme o Pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação, Gilmar Alves Lima Júnior, “o edital publicado faz parte da política de qualificação do servidor do IFRO, intensificada desde 2015 pela gestão da Reitoria, ofertando a possibilidade de afastamento integral das atividades para que o servidor possa se dedicar ao curso, sua pesquisa e publicações. O investimento na titulação e pesquisa científica deve refletir na avaliação dos nossos cursos e na verticalização, com oferta de cursos de mestrado e doutorado no futuro, conforme planejamento institucional”.
Inscrição
Para inscrição, a comissão explica que o candidato deverá formalizar no SEI o Processo do Tipo – Pessoal: Afastamento incluindo os seguintes documentos: 1) Edital Afast: Inscrição (Anexo I) – disponível no SEI; 2) Edital Afast: Plano de Afastamento (Anexo II) – disponível no SEI; 3) Edital Afast: Anuência Chefias (Anexo III) – disponível no SEI; 4) Edital Afast: Compromisso TAES (Anexo IV – Exclusivo TAE) - disponível no SEI; 5) Os demais documentos comprobatórios elencados no item 8.2 do edital devem ser incluídos no processo como “Externo”; 6) Finalizada a inclusão documental e as devidas assinaturas, o processo deve ser enviado para unidade REIT - CEAS no prazo do item 9. Todos os Anexos devem estar assinados pelo servidor, pela chefia imediata e pela direção-geral do campus ou Reitor para servidores da Reitoria;
Acesse o edital completo AQUI.
Redes Sociais