Processo Seletivo do IFRO adota campanha “retrô” criando laços com os estudantes

Publicado: Sexta, 20 de Novembro de 2020, 17h13 | Última atualização em Sexta, 20 de Novembro de 2020, 17h22

PS 2021

Vem construir o seu futuro com a gente! São 2.000 vagas em 38 cursos técnicos ofertados gratuitamente com a qualidade da Rede Federal. Há vagas em Ariquemes, Cacoal, Colorado do Oeste, Guajará-Mirim, Jaru, Ji-Paraná, Porto Velho, São Miguel do Guaporé e Vilhena.

Com uma linguagem aproximada do público jovem, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) está fazendo sua campanha institucional de divulgação do Processo Seletivo para as vagas do primeiro semestre de 2021. O mote das peças de divulgação é #VemProIFRO em 2021, tendo por slogan da campanha o “Vem construir o seu futuro com a gente”.

“Este ano o Processo Seletivo ocorre em meio ao distanciamento social e às incertezas sobre como prosseguirão as atividades escolares, por isso a concepção da campanha foi trazer de volta o sentimento de pertencimento ao IFRO como parte da vida de todos nós. Os estilos gráficos que remetem a fotos impressas e colagens procuram dar um tom de nostalgia, onde muitos alunos construíram suas histórias, mas também indica que ainda há muito a se viver aqui, ainda há muitos futuros a serem construídos no Instituto”, explica do Programador Visual da Assessoria de Comunicação e Eventos (Ascom/IFRO), Collien Rodrigo Néry.

A primeira fase da seleção é voltada aos cursos técnicos e as inscrições seguem até o dia 13 de dezembro de 2020. Visando que haja público inscrito e, posteriormente, atingindo o total de matriculados necessários em cada curso, a divulgação busca alcançar o maior número de possíveis futuros alunos. E nesta fase, a grande porcentagem está em quem está concluindo o ensino fundamental e vai iniciar o ensino médio no próximo ano.

Nas primeiras 24 horas de divulgação, a campanha atingiu os seguintes números: Facebook: média de 32 mil pessoas alcançadas; Instagram: média de 7.300 pessoas alcançadas no feed e nos stories a média foi de 3.200 contas que visualizaram as primeiras postagens. No Portal de Seleção do IFRO, foram 7.600 acessos (página dos cursos integrados ao ensino médio), 2.300 acessos (página dos subsequentes) e 1.700 (página dos concomitantes). Mais 1.400 acessos na matéria jornalística publicada no Portal do IFRO. Além do suporte no Twitter institucional.

Na abertura do site, também o hotsite do atual Processo Seletivo tem seu diferencial. “É uma espécie de minissite, que ficará publicado no endereço ‘www.ifro.edu.br’ enquanto as inscrições estiverem abertas. O objetivo do hotsite é apresentar o Processo Seletivo de forma intuitiva e didática aos candidatos que não tem familiaridade com a linguagem dos editais, assim como responder de cara algumas dúvidas que possam surgir”.

Campanha nas mídias

Uma das formas de divulgação do Processo Seletivo anual é a ida aos estabelecimentos de ensino, especialmente os que ofertam o 9º ano do ensino fundamental, nos diversos municípios em que há campus do IFRO e nas regiões próximas. Como a pandemia impede os eventos presenciais, a maneira encontrada foi aumentar a inserção via mídias sociais.

No Instagram foi lançada a seguinte pergunta: “Você já faz curso técnico no IFRO? Então, conta pra gente! Por que é tão bom estudar no IFRO?”. Confira algumas das respostas, que demonstram o quanto a instituição traz de ganhos para os que já são alunos.

Uma das respostas veio da egressa do Campus Porto Velho Calama, que concluiu o Técnico em Eletrotécnica em 2019. Danielle Menezes Marrieli afirmou nas redes: @dani_marrieli “Porque leva oportunidades além do que a gente imagina, trilha caminhos e abre portas”.

Para alguns, o IFRO é aquele lugar aconchegante (“Simplesmente a melhor instituição da vida”), outros, atestam o respeito dos profissionais ao executarem suas funções (“Porque antes do aluno ser visto como um discente, ele é visto como um ser humano”).

O ensino público e de qualidade também é lembrado (“Ensino tão bom quanto escola particular, sem precisar pagar caro por ele”). A inovação foi citada (“Porque a estrutura tecnológica e profissional é da melhor qualidade”), bem como a integração para além de sala de aula (“Pelo fato de existir o tripé ensino-pesquisa-extensão”).

O corpo docente recebeu elogios (“Porque o ensino é mais qualificado e os professores nem se fala”) e (“O nosso aprendizado é de uma forma surreal com professores extremamente incríveis”).

E tem os que estão na busca de uma vaga e soltam logo o verbo (“Me dá uma vaga pra saber e falar pra Deus e o mundo”) e os que fazem planos (“Eu ainda não descobri, mas quero muito a oportunidade de descobrir no próximo ano”).

Os participantes ainda dizem que cursar o ensino técnico no IFRO apresenta muitas vantagens para o mundo do trabalho (“Porque o IFRO nos prepara para o mundo, e nos traz grandes conhecimentos”), (“Você faz o ensino médio e já sai pronto para atuar na área do curso em que você escolheu!”) e (“Estudei no IFRO e foi onde abriu minha mente para o mundo universitário”).

No fim, é possível enfatizar #VemProIFRO em 2021: (“O campus é maravilhoso, as pessoas, os professores, tudo é”).

• IFRO_-_PS_2021_-_Redes_sociais_1
  • IFRO_-_PS_2021_-_Redes_sociais_10