Servidores e estudantes do IFRO participarão da autoavaliação institucional

Publicado: Quinta, 29 de Outubro de 2020, 10h03 | Última atualização em Quinta, 29 de Outubro de 2020, 10h04

Img mat autoavaliacao CPAA Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia disponibilizará de 03 a 25 de novembro de 2020 a Avaliação Institucional Interna. Nela, estudantes e servidores de graduação do IFRO terão a oportunidade de opinar formalmente sobre a qualidade de seus cursos e da infraestrutura das aulas.

No dia 03 de novembro (terça-feira), às 19h30, a Comissão Própria de Avaliação, juntamente com a Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodin) e a Coordenação de Graduação (CGRAD) estarão realizando uma live com os alunos da graduação presencial e EaD, via Youtube, para falar acerca da metodologia da avaliação. Já no dia 04 de novembro, (quarta-feira), às 16h30, a live será destinada a todos os servidores do IFRO no Youtube.

O presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA), Clayton Ferraz de Andrade, que coordena a atividade, destaca a importância do engajamento de alunos e servidores. “Os dados coletados servem de base para a elaboração de relatórios cujo objetivo é destacar o que é bom e melhorar o que está deficiente. Nas últimas avaliações, já foram promovidas sugestões aos gestores via Redmine. Portanto, a participação de todos é fundamental, pois auxilia a elaboração de políticas de melhoria na graduação ao identificar potencialidades e fragilidades”, explica.

Clayton ressalta ainda que, em 2020, será encerrado o 3º ano do ciclo da avaliação institucional no IFRO. “A CPA entende o momento em que estamos vivenciando, contudo achamos de grande importância que possamos avaliar a nossa instituição. Assim, nesse ano, foi elaborado um questionário especialmente para esse momento. Convidamos toda a comunidade a participar deste importante processo, que visa melhorar a eficácia institucional, inclusive, os alunos da educação a distância que participarão pela primeira vez da avaliação”, complementa.

O evento também contará com a participação da coordenação de graduação do IFRO (CGRAD/Proen), que destaca ser “[...] a avaliação um processo preventivo, que visa sanar problemas e questões que possam vir a impactar o processo de desenvolvimento do ensino e a qualidade dos cursos. Portanto, avaliar é um importante exercício de gestão democrática e relevante indicador de compromisso e qualidade institucional”.

Edslei Rodrigues de Almeida, Pró-Reitor de Ensino, aponta que “[...] a avaliação contínua está baseada na ação constante de rever e refletir sobre as ações, detectar fragilidades e agir para minimizar ou sanar essas fragilidades. Avaliar então é parte integrante e fundamental do processo e precisa reunir todos os sujeitos institucionais e setores em prol deste esforço”.

Também participará da live o Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional Substituto, Gilberto Paulino da Silva, que vai tratar sobre as implicações das Avaliações Institucionais externa e interna na qualidade da educação superior. “Vamos abordar, de maneira geral, as modalidades de avaliação institucional às quais o IFRO, enquanto Instituição de Ensino Superior, está sujeito. Qual a importância e o significado da participação efetiva dos estudantes nas avaliações e quais os desdobramentos dos relatórios da CPA para o planejamento institucional e para o alcance dos objetivos e metas institucionais”, adianta o gestor.

Na página da CPA é possível verificar as taxas de participação de cada unidade acadêmica, os resultados gerais das avaliações de turmas, coordenações e infraestrutura dos cursos das edições anteriores da avaliação. Dúvidas relacionadas ao procedimento de avaliação podem ser encaminhadas para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Agenda:

Transmissão do dia 3/11: https://youtu.be/4an-a5fW1cw