IFRO e Sebrae realizam 1º IDEATHON em novembro

Publicado: Segunda, 19 de Outubro de 2020, 19h10 | Última atualização em Segunda, 26 de Outubro de 2020, 17h00

MARATONACRIATIVASEBRAE IFROO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) convida os estudantes de todos os seus campi para participar do 1o IDEATHON, a ser realizado nos dias 6, 7 e 8 de novembro, em parceria com o Sebrae-RO (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

O evento será totalmente on-line e trata-se de uma Maratona de Criatividade e Inovação, proposta pelo Sebraelab. Poderão participar estudantes e também servidores do IFRO, os quais atuarão como mentores. As inscrições poderão ser realizadas neste link AQUI. A equipe vencedora será premiada com uma viagem de imersão à agência de inovação da Unicamp – INOVA, em 2021. Os segundo e terceiro lugares poderão ter suas ideias aceleradas pelo Sebraelab.

Segundo a Pró-Reitora de Extensão (Proex/IFRO), Maria Goreth Araújo Reis, haverá um treinamento dos servidores que atuarão como colaboradores no evento. Essa etapa irá ocorrer previamente, no dia 3/11. Os interessados deverão se manifestar entrando em contato com a Proex, por e-mail ou telefone.

O evento consiste em uma maratona colaborativa, na qual os participantes trabalharão em equipe e terão a oportunidade de desenvolver competências voltadas para a criatividade, o empreendedorismo e a inovação. A maratona terá a duração aproximada de 54 horas, divididas em quatro etapas: ideação, validação, prototipagem e apresentação final. Durante todo o evento, os participantes serão orientados por mentores, os quais darão toda a assistência necessária às equipes.

Um dos propositores do evento, Alexandre Mori, explica que “esta é uma maratona colaborativa que reúne estudantes com diferentes competências, em um ambiente adequado, propiciando num curto período de tempo, o desenvolvimento de ideias e soluções para os desafios apresentados”.

A plataforma que sediará a atividade é a Mvplay Ideathon, que permite centralizar a comunicação do evento, acompanhar o desenvolvimento dos projetos de todas as equipes, gerenciar a interação entre os participantes e mentores, bem como possibilita a participação até 300 estudantes.

Através da metodologia MVProcess® os participantes irão aprender conceitos como Design Thinking e Learn Startup para desenvolver seus projetos.

O Head de Inovação do Sebrae em Rondônia, Rangel Miranda, reforça que “o objetivo é de fomentar a cultura empreendedora e de inovação através de maratonas de ideias criativas”.

Fases do evento

No Pré-Ideathon, há planejamento da operação do Ideathon; capacitação dos colaboradores e docentes que irão participar na parte de apoio e mentorias; definição dos desafios e critérios de julgamento; divulgação entre os alunos; início das inscrições; e seleção e montagem das equipes.

Já no Ideathon, haverá gerenciamento de todos os participantes; organização das mentorias; realização das palestras técnicas; acompanhamento de todas as equipes; e atividades para manter o engajamento no evento.

Por fim, no Pós-Ideathon, serão realizadas a avaliação de todos os projetos; realização do evento de encerramento e premiação; e compartilhamento dos aprendizados, feedbacks e resultados alcançados no evento.

Victor Hugo Ribeiro diz que “a atividade vai promover o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades necessárias para estimular uma cultura empreendedora”. Sendo que o evento mistura trabalho, diversão e aprendizado, ensinando como aplicar na prática muitos dos aprendizados teóricos e, também, ajuda no engajamento de toda instituição, servindo também para a capacitação dos docentes e colaboradores.