Editais de extensão buscam fortalecimento de comunidades, sustentabilidade ambiental e dos núcleos temáticos

Publicado: Sexta, 16 de Outubro de 2020, 13h10 | Última atualização em Sexta, 16 de Outubro de 2020, 13h11

A Pró-Reitoria de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Proex/IFRO) lançou editais para atender ao fortalecimento de comunidades e sustentabilidade ambiental e também aos Núcleos Temáticos de Extensão. O edital interno prevê que os projetos devem ser propostos e coordenados por servidores da instituição.

Os Editais Proex 14/2020 e 15/2020 possuem como objetivos, sucessivamente, selecionar projetos que apoiem comunidades tradicionais para o desenvolvimento sustentável, envolvendo formação profissional para o empreendedorismo de comunidades e/ou práticas de conservação ou preservação do meio ambiente. E o de atender aos projetos cujo principal fim seja a implantação e o desenvolvimento de Núcleos Temáticos de Extensão, por meio de ações entre o IFRO e a sociedade, tendo em vista a melhoria das condições de vida das comunidades externas e a indução do desenvolvimento socioeconômico. O prazo de submissão de propostas encerra entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro, respectivamente.

Editais

No Edital 14 serão selecionados projetos que apoiem comunidades tradicionais para o desenvolvimento sustentável, envolvendo formação profissional para o empreendedorismo de comunidades e/ou práticas de conservação ou preservação do meio ambiente. Ainda de acordo com o edital, serão aceitos apenas projetos de extensão cujas atividades sejam desenvolvidas por servidores e estudantes do IFRO, com o envolvimento obrigatório de pessoas da comunidade externa.

Já o Edital 15 tem por objetivo atender aos projetos cujo principal fim seja a implantação e o desenvolvimento de Núcleos Temáticos de Extensão, por meio de ações entre o IFRO e a sociedade, tendo em vista a melhoria das condições de vida das comunidades externas e a indução do desenvolvimento socioeconômico. Entre os núcleos estão os Núcleos de Extensão em Desenvolvimento Territorial (Nedets), que atuam ou devem atuar nos territórios de identidade rural e da cidadania em Rondônia, bem como em comunidades com demandas específicas, conforme a natureza de sua criação; os Núcleos de Estudo Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabis), que atuam ou devem atuar com estudos e ações de extensão relacionadas aos grupos afro-brasileiros e indígenas, preferencialmente da região onde estejam instalados; os Núcleos de Extensão e Estudo em Agroecologia e Produção Orgânica (NEAs), que atuam ou devem atuar com projetos de promoção da agroecologia e produção orgânica no Estado, preferencialmente junto aos produtores de base familiar; os Núcleos de Extensão em Arte e Cultura (NEACs), que atuam ou devem atuar com projetos de promoção da arte e cultura, nas mais diversas modalidades (teatro, cinema, música, literatura, folclore, memórias, dança); e outros Núcleos Temáticos de Extensão, que atuam ou devem atuar para a resolução de problemas específicos de setores da sociedade, do mercado, do mundo do trabalho, das condições de vida das comunidades e em outras linhas de atuação, como continuidade de ações já propostas ou novas configurações e proposições, desde que na linha extensionista e como estratégia de ação continuada, por meio de programas e projetos.

Os núcleos ainda podem incluir formação profissional (cursos, oficinas, palestras), eventos de exposição e integração de resultados, assessorias e assistências técnicas, dentre outras.

Para mais informações, os editais estão publicados no Portal do IFRO:

Edital nº 15/2020 – Edital de Núcleos Temáticos de Extensão, acesse clicando AQUI

Edital nº 14/2020 – Edital de Fortalecimento de Comunidades Tradicionais e Sustentabilidade Ambiental, acesse clicando AQUI