CPA do IFRO retoma atividades após suspensão da agenda em razão da pandemia

Publicado: Quinta, 17 de Setembro de 2020, 16h46 | Última atualização em Quinta, 17 de Setembro de 2020, 16h59

CPA reuniões

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) retomou suas atividades no final do mês de agosto, após ter sua agenda de compromissos suspensa em março, em razão da pandemia do novo coronavírus. Reuniões realizadas via webconferência avaliaram os impactos causados pela suspensão das ações previstas no Plano Anual de Trabalho (PAT).

Durante as reuniões on-line, segundo os membros da CPA, foi realizado o replanejamento da agenda de compromissos e do PAT, retomando atividades dentro daquilo que é possível desenvolver face ao cenário que se apresenta. Um dos encontros virtuais contou com a presença do Pesquisador Institucional, Gilberto Paulino, ocasião em que este informou à CPA que não há data definida para o reinício das avaliações externas realizadas pelo Ministério da Educação (MEC). Contudo, foi destacado que é preciso dar continuidade às avaliações internas do corrente ano. Assim, a CPA concluirá o ciclo avaliativo do MEC que tem a duração de três anos.

A CPA reuniu-se novamente, no período de 9 a 11 de setembro, com vistas à continuidade de suas atividades. Segundo o presidente da CPA, Clayton Ferraz, sistematizar e conduzir o processo de autoavaliação exige grande esforço institucional uma vez que é imprescindível que haja envolvimento de todos. “É necessário que servidores e alunos compreendam a finalidade da avaliação e a importância da participação de cada um nesse processo. Para isso, a CPA investe em campanhas de sensibilização da comunidade acadêmica por meio de encontros presenciais que sempre antecedem a aplicação do questionário de autoavaliação”, diz, afirmando ainda que: “A organização da logística de aplicação da autoavaliação institucional deve ser bem planejada e seriamente cronometrada, pois é complexa. Ela contempla servidores e alunos em todos os turnos de funcionamento de cada unidade do IFRO. Nosso novo desafio é superar as restrições impostas pelo isolamento social mantendo a mesma qualidade do processo, segurança e sigilo dos avaliadores”.CPA reuniões 2

Clayton informa ainda que “[...] por enquanto estamos nos concentrando no levantamento sistematizado das ações realizadas pela instituição, com base nas sugestões apontadas no relatório de autoavaliação do ano anterior, com vistas ao cumprimento do PDI e em atenção à comunidade acadêmica. Mesmo diante de um cenário desafiador, estamos determinados a cumprir o nosso planejamento”.

Sobre a CPA

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é um importante órgão colegiado de assessoramento à gestão do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) e tem a finalidade conduzir e sistematizar os processos de Avaliação Institucional segundo critérios estabelecidos pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES (Lei 10.861/2004). Saiba mais em: https://portal.ifro.edu.br/cpa-nav