Pró-Reitoria de Ensino - PROEN

Publicado: Quinta, 17 de Dezembro de 2015, 08h25 | Última atualização em Quarta, 14 de Setembro de 2022, 17h07

No Instituto Federal de Rondônia as políticas de Ensino foram delineadas a partir das necessidades sociais, econômicas e culturais, respeitando as questões de diversidade cultural, de preservação ambiental e dos novos modelos de desenvolvimento sustentável para o planeta e, em particular, para a região amazônica, tomando a educação profissional, científica e tecnológica como bem público a ser preservada e estimulada por todos os agentes envolvidos neste processo.

Todas as ações do ensino se pautarão no desenvolvimento da consciência do papel social que deveremos desempenhar na construção de uma sociedade menos desigual, mais autônoma e solidária. Para isso, pretende-se formar profissionais-cidadãos através de uma educação integral e inovadora em busca da transformação social que resgate a cidadania.

A exemplo dos outros Institutos Federais, o IFRO apresenta um novo modelo de educação profissional, que oferece cursos técnicos de nível médio, cursos superiores de tecnologia, licenciaturas, mestrados e doutorados. O educando tem, assim, a oportunidade de construir um itinerário formativo.

Assim, a integração entre ciência, tecnologia, cultura e conhecimentos específicos fundamenta o trabalho do IFRO na indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão através da oferta de educação profissional, científica e tecnológica, de caráter público, gratuito e de qualidade, em todos os seus níveis de modalidades de ensino, a saber:

- Cursos Técnicos de Nível Médio

- Cursos de Especialização Técnica de Nível Médio

- Cursos Superiores de Tecnologia

- Cursos de Licenciatura nas Áreas Científicas e Tecnológicas

- Cursos de Engenharia

- Cursos de Pós-Graduação: Especialização, Mestrado e Doutorado

- Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) – curta duração

- PROEJA – Programa de Formação Profissional de Jovens e Adultos

- EAD – Cursos de Educação a Distância

- Programa de Certificação de Competências

Todos esses cursos são direcionados para atender às demandas locais, de forma pública e gratuita. A forma de acesso ocorre por meio de processo seletivo cujo edital é sempre amplamente divulgado. Para os próximos anos, novos cursos serão implantados.

Pró-Reitora de Ensino: Sheylla Chediak