MEC: Questionário de percepção dos alunos e professores sobre a nova rotina de aulas e estudos

Publicado: Quarta, 29 de Julho de 2020, 15h54 | Última atualização em Quarta, 29 de Julho de 2020, 15h55

Nesta semana, alunos e professores de todas as instituições de ensino superior das redes pública e privada do Brasil, que estavam matriculados ou lecionaram em cursos presenciais no primeiro semestre deste ano, terão acesso a um questionário para contar suas experiências com as aulas nesta época de restrições e isolamento social, diante da circulação do novo coronavírus. O prazo final para responder aos questionários é até 31 de julho.

A iniciativa é um desdobramento da publicação da Portaria nº 544, de 16 de junho de 2020, que trata da substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais durante a pandemia da covid-19.

O objetivo do Ministério da Educação (MEC) é entender a percepção dos alunos e dos professores sobre a nova rotina de aulas e estudos, bem como obter informações sobre as ferramentas e tecnologias utilizadas no caso das substituições ocorridas nos cursos presenciais com a utilização de TICs, além de utilizar as informações para melhorar as políticas regulatórias e de supervisão do sistema federal de ensino superior.

Questionários

Foi criado um formulário específico para cada grupo: um para as instituições de ensino (para checar a adesão às aulas remotas e dados sobre evasão escolar, por exemplo), um para os professores e um terceiro para os alunos – esses dois últimos têm perguntas a respeito da suspensão das aulas e da oferta de ferramentas adequadas para as aulas em meios digitais.

Os questionários vão estar disponíveis até o dia 31/7.

Se você é professor do ensino superior, poderá acessar e responder ao questionário AQUI: https://isurvey.cgee.org.br/mec/portaria343professor/.

Se você é aluno de qualquer instituição do ensino superior, poderá clicar AQUI para acessar e responder ao questionário:  https://isurvey.cgee.org.br/mec/portaria343aluno/.