ProfEPT realiza autoavaliação para melhorias no programa

Publicado: Segunda, 20 de Julho de 2020, 09h31 | Última atualização em Segunda, 20 de Julho de 2020, 11h50

LogoIFROCom o objetivo de aprimorar o Programa de Mestrado Profissional em Educação – ProfEPT, será realizada, a partir da próxima segunda-feira (20), a autoavaliação do programa em rede nacional. O processo será feito através de avaliação qualitativa e quantitativa e contará com a participação de estudantes, docentes e egressos do programa. A ferramenta estará disponível em datas diferentes para os públicos distintos.

Os estudantes com matrículas ativas no ProfEPT do IFRO no ano de 2020 e os professores que ministraram disciplinas no curso nos anos de 2018, 2019 e 2020 participarão da autoavaliação a partir do dia 1 de agosto. Já para os egressos que concluíram o curso até o mês de julho deste ano a avaliação estará disponível a partir do dia 20 de julho. A iniciativa será realizada em todo o País, tendo em vista que o programa é ofertado em rede, além disso, atende às exigências da Capes para a autorização do curso.

A avaliação visa o desenvolvimento de melhorias para o ProfEPT, além de contribuir para o planejamento e consolidação do mestrado. “A autoavaliação visa o aprimoramento das atividades do programa, como disciplinas presenciais e EaD e, ainda, identificar se o egresso do curso tem impactado a instituição de origem positivamente após o desenvolvimento profissional vivido no ProfEPT/IFRO”, explica o coordenador do programa, Antônio dos Santos Júnior.

Para a realização da análise dos dados deverão ser realizados seminários locais no mês de setembro e um nacional em novembro, que serão coordenados por comissão interna. “Nesses seminários, professores, estudantes e egressos da região norte poderão compartilhar experiências de aprendizagem e os desafios de atender um mestrado profissional em rede na região Norte do Brasil”, afirmou o coordenador.

O programa de mestrado é ofertado em Rede e está presente hoje em todos os estados do país. “A oferta e expansão da pós-graduação strito sensu é prioridade no Instituto Federal de Rondônia, e o mestrado ProfEPT, por ser o primeiro curso, tem muito a contribuir em discussões para o instituto”, afirmou o Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Gilmar Alves Lima Júnior. Ainda segundo ele, a autoavaliação deve contribuir para uma melhor articulação das ações realizadas pelo IFRO. “Os resultados da autovaliação devem fomentar o fortalecimento do ProfEPT, bem como a tomada de decisões para novas ações no curso, e em outros cursos de pós-graduação, de acordo com esta realidade local do Instituto Federal, do estado de Rondônia, e das demandas que são apresentadas”, concluiu Gilmar.

A autoavaliação será disponibilizada no Observatório do ProfEPT.