Comissão do exame do ProfEPT realiza estudo para retomada da seleção do programa

Publicado: Segunda, 20 de Julho de 2020, 09h26 | Última atualização em Segunda, 20 de Julho de 2020, 09h26

LogoIFROA comissão organizadora do Exame Nacional de Acesso (ENA-2020), que seleciona alunos para ingresso no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), inicia em agosto o estudo sobre um possível protocolo para a realização da prova. Por enquanto o exame continua suspenso. A prova estava prevista para ser aplicada em maio e devido à pandemia do novo coronavírus foi cancelada.

A iniciativa objetiva atender todos os protocolos de segurança e saúde necessários, com base nas orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), para analisar a possibilidade de continuidade e aplicação do exame. O objetivo, segundo a comissão organizadora da prova, é avaliar as condições de aplicação da prova até o final deste ano, em acompanhamento ao cenário de pandemia da covid-19.

O comunicado oficial já está publicado no site do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), na página do ProfEPT.

Sobre o ProfEPT - IFRO

Em Rondônia, o curso é ofertado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama. Estão sendo oferecidas 22 vagas, divididas em 11 vagas para servidores do próprio IFRO, oito vagas para ampla concorrência e três para ações afirmativas.

A prova que compõe o Exame Nacional de Acesso (ENA) contará com 50 questões de múltipla escolha sobre as Bases Conceituais e Históricas da Educação Profissional e Tecnológica; Metodologias de Pesquisa e Teorias e Práticas de Ensino e Aprendizagem. A bibliografia está disponível neste link.

Nacionalmente, o ProfEPT oferecerá 913 vagas, distribuídas em instituições associadas em todo o Brasil. Em Rondônia, o curso no IFRO Campus Porto Velho Calama está chegando à sua terceira turma.