IFRO abre vagas para Programa de Incentivo à Qualificação (PIQ)

Publicado: Quarta, 15 de Julho de 2020, 11h52 | Última atualização em Quarta, 15 de Julho de 2020, 11h52

LogoIFROEstão abertas, até o dia 19 de julho, as inscrições para servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) participarem do Programa de Incentivo à Qualificação (PIQ). O edital custeará o valor total de 120 (cento e vinte) mil reais em auxílio financeiro para participação em cursos do ensino fundamental, médio, graduação e pós-graduação. A iniciativa visa estimular a capacitação de servidores e proporcionar oportunidades de desenvolvimento, impulsionando a qualificação das atividades de administração, ensino, pesquisa, extensão e desenvolvimento institucional.

As inscrições serão realizadas de forma on-line através do preenchimento do formulário eletrônico disponibilizado. Poderão participar servidores efetivos do IFRO que atendam aos requisitos do item 3 (três) do edital. Os valores do auxílio qualificação serão definidos de acordo com o tipo de curso pleiteado pelo candidato, que terá valor mínimo de 500 (quinhentos) reais para cursos de Pós-Graduação stricto sensu, 200 (duzentos) reais para pós-graduação lato sensu, 300 (trezentos) reais para graduação, 100 (cem) reais para ensino médio/técnico e 80 (oitenta) reais para ensino fundamental.

Após a fase das inscrições será divulgada a lista com a relação dos candidatos que deverão encaminhar a documentação comprobatória no período de 22 a 26 de julho, através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. A classificação dos candidatos será feita por meio de pontuação de critérios disponíveis no edital, devendo chegar a pontuação máxima de 105 (cento e cinco) pontos. O resultado final será disponibilizado no dia 04 de agosto o os aprovados terão até o dia 09 de agosto para solicitar o auxílio financeiro.

Entenda o Programa

Esta é a sexta edição do Programa de Incentivo à Qualificação (PIQ) que visa estimular a participação de servidores em programas de qualificação, conforme a Política e as Diretrizes para o desenvolvimento de Pessoal da Administração Pública. “Trata-se de um programa previsto no Plano de Desenvolvimento Institucional 2018-2022 do IFRO e visa atender o objetivo estratégico de intensificar a capacitação e a qualificação de servidores, com foco nos resultados institucionais, bem como o objetivo de valorizar os servidores e melhorar o ambiente organizacional”, explicou a Diretora de Gestão de Pessoas, Débora Gonçalves de Lima.

O Programa, em cada edição, beneficia em média cerca de 30 servidores por edital. E além deste programa o IFRO investe também recursos em outras formas de qualificação dos seus servidores com o objetivo de estimular o aumento do índice de qualificação do quadro efetivo. “O PIQ reflete diretamente no Índice de Qualificação do Corpo Técnico-Administrativo (IQCTA) e no Índice de Qualificação do Corpo Docente (IQCD), que são coletados semestralmente e mede o grau de qualificação do corpo Técnico-Administrativo e docente do Instituto”, afirmou a diretora.

Acompanhe o processo em nossa página oficial.