Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

IFRO faz audiência pública de apresentação do Campus Avançado São Miguel do Guaporé

Publicado: Quinta, 29 de Agosto de 2019, 13h35 | Última atualização em Quinta, 29 de Agosto de 2019, 13h36 | Acessos: 295

Reunião Pública em São Miguel 4

A reunião pública de “Apresentação do Projeto de Implantação do Campus Avançado São Miguel do Guaporé” foi realizada pelo IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia) no dia 20 de agosto, na Câmara de Vereadores do município. A data também marcou o lançamento da Plataforma de Cursos MOOC/IFRO.

O projeto da nova unidade do IFRO, sediada em São Miguel do Guaporé, distante cerca de 500 km da Capital Porto Velho, é uma iniciativa para atendimento aos anseios das comunidades da região e uma alternativa fundamental para o desenvolvimento do Estado. Segundo o Reitor Uberlando Tiburtino Leite, a discussão sobre a implantação nasceu há mais de oito anos.  “De fato, existiam outros municípios com interesse em receber uma unidade federal. E, principalmente, uma unidade federal que oferta não só cursos de nível superior e pós-graduação, mas que trabalha com meninos e meninas de 13 e 14 anos, do Ensino Médio, que pode trabalhar com pessoas que nunca entraram em uma escola, que já tenham mais de 60 anos mas que são produtores e têm interesse, pode ser pessoas que estão na periferia e não poderiam imaginar que entrariam ainda numa escola, como é o Instituto Federal. Então, qual município não gostaria de receber?”, questionou o Reitor durante a audiência.

Segundo o gestor do IFRO, o poder público municipal ao assumir o projeto enquanto pauta local, foi um grande parceiro na luta pela concretização atual do campus.  A Prefeitura Municipal de São Miguel do Guaporé efetuou a doação de terreno para implantação do campus numa área de propriedade municipal medindo 44.250 metros quadrados, localizada na zona urbana. No local serão construídos os ambientes de aprendizagem, de ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica, e de administração do campus.

Para o Prefeito de São Miguel do Guaporé, Cornélio Duarte, a palavra do momento é gratidão pela concretização de uma instituição federal na cidade, que passará a contar com mais apoio na área de educação. “Estamos felizes por esse avanço no nosso município, com certeza São Miguel neste momento é um município muito feliz com essa implantação do IFRO”.

O IFRO será a primeira instituição federal de ensino a se instalar e oferecer cursos para a formação profissional da população. A partir do Plano Municipal de Educação (PME) e das articulações promovidas por vários representantes da sociedade civil, a Prefeitura Municipal de São Miguel do Guaporé vislumbra que o Instituto Federal de Rondônia possa suprir essa lacuna existente na região oportunizando à comunidade a oferta de cursos da educação profissional, científica e tecnológica. 

Primeiros cursos

Já há no município a oferta de cursos a distância por meio do Polo de Educação a Distância do IFRO, localizado no Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA). Com a implantação do Campus Avançado, o planejamento institucional para 2019 é o de ampliar o atendimento da população com a oferta dos primeiros cursos presenciais. Os dois cursos iniciais serão o Técnico em Administração Concomitante ao Ensino Médio, em parceria com a Escola Estadual Princesa Isabel, e o de Pós-Graduação em Educação de Jovens e Adultos.

Conforme o Presidente da Câmara de Vereadores de São Miguel do Guaporé, Sebastião Costa Carneiro, para o município este é um momento muito importante. “São Miguel merece ter uma instituição como essa, não só para São Miguel, mas para toda a região. São Miguel está de parabéns”, afirmou.

O morador Derci Martins compareceu à reunião pública e comentou que o Instituto Federal representará “uma comunicação a mais com a população. Vamos ter muitos alunos aqui, vai trazer muitos cursos para o município e para toda a região de Nova Brasilândia, Seringueiras, São Francisco. Tenho certeza que o IFRO em São Miguel vai abranger toda essa região do Vale do Guaporé”. A comunidade participou fazendo suas intervenções, questionamentos e solicitando esclarecimentos. 

Cursos livres

Durante a reunião pública foi lançada a Plataforma de Cursos MOOC (Massive Open Online Course), que é um tipo de curso aberto, ofertado em plataformas de ensino, com o intuito de oferecer oportunidade de ampliar conhecimentos para um grande número de pessoas. Os cursos ofertados no formato MOOC são certificados pelo IFRO, não exigem pré-requisitos para a sua realização, são livres, de curta duração e gratuitos.

O Diretor-Geral do Campus Avançado São Miguel do Guaporé, Miguel Fabrício Zamberlan, afirma que a oportunidade que os cursos MOOC oferecem estão ligadas ao trabalho institucional. “Oportunizar a educação pública, gratuita que o Instituto Federal de Rondônia oferece para outras localidades, onde não temos unidades presenciais, é primordial para o IFRO. E para isso foi criada uma plataforma de cursos livres online gratuitos e qualquer pessoa, de qualquer lugar do Brasil, pode entrar e fazer o curso”.

O Diretor de Educação a Distância, Adonias Soares da Silva Júnior, fez juntamente com Diretor do Campus São Miguel a apresentação do espaço virtual. A plataforma de aprendizagem foi desenvolvida pelo instituto TIM (TIM Tec) e adaptada pela equipe de Tecnologia de Informação do IFRO, visando proporcionar à comunidade a criação de espaços de aprendizagem em rede para conectar pessoas e construir conhecimentos a partir destas conexões.

Miguel Zamberlan relembrou que ainda muitas pessoas não conhecem o que é o IFRO, sendo importante realizar diálogos com a sociedade para mostrar que é uma instituição pública que está chegando no município para somar e ajudar no crescimento da economia e dos arranjos produtivos locais. “Muitas vezes a informação chega para a população via veículos de comunicação e outros meios oficiais, mas uma audiência dá oportunidade de todos participarem”. O docente ainda destacou as parcerias e empenho dos poderes públicos da região e de todas as pessoas envolvidas que estavam presentes na reunião na Câmara de Vereadores e às que auxiliaram na resolução de problemas e ajudaram a acelerar os passos na implantação da unidade.

IFRO

O Instituto Federal de Rondônia é uma instituição especializada na oferta de educação profissional e tecnológica atuando também na educação básica e superior, na pesquisa e no desenvolvimento de produtos e serviços, em estreita articulação com a sociedade. Territorialmente, o IFRO está presente em vários municípios do Estado de Rondônia, ofertando educação presencial em 10 campi: Ariquemes, Cacoal, Colorado do Oeste, Guajará-Mirim, Jaru, Ji-Paraná, Porto Velho Calama, Porto Velho Zona Norte e Vilhena. Na Educação a Distância (EaD) são 143 polos, além de outros 43 polos de Educação a Distância na Amazônia Legal.

  • Reunião_Pública_em_São_Miguel_1
  • Reunião_Pública_em_São_Miguel_10
  • Reunião_Pública_em_São_Miguel_11
  • Reunião_Pública_em_São_Miguel_12
  • Reunião_Pública_em_São_Miguel_13
  • Reunião_Pública_em_São_Miguel_14
  • Reunião_Pública_em_São_Miguel_15
  • Reunião_Pública_em_São_Miguel_16
  • Reunião_Pública_em_São_Miguel_17
  • Reunião_Pública_em_São_Miguel_2
  • Reunião_Pública_em_São_Miguel_3
  • Reunião_Pública_em_São_Miguel_4
  • Reunião_Pública_em_São_Miguel_5
  • Reunião_Pública_em_São_Miguel_6
  • Reunião_Pública_em_São_Miguel_7
  • Reunião_Pública_em_São_Miguel_8
  • Reunião_Pública_em_São_Miguel_9
Fim do conteúdo da página
-->