Campus Avançado São Miguel do Guaporé realiza 1º Seminário de Gestão e Tecnologia para o Agro

Publicado: Quarta, 07 de Dezembro de 2022, 14h32 | Última atualização em Quarta, 07 de Dezembro de 2022, 14h32 | Acessos: 1510

SGTA03O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Avançado São Miguel do Guaporé, realiza 1º Seminário de Gestão e Tecnologia para o Agro. Nos dias 6, 7 e 8 de dezembro de 2022, ocorrem palestras e exposição de projetos desenvolvidos pelos alunos dos Cursos de Técnico em Administração, Técnico em Agronegócio e Superior de Tecnologia em Agrocomputação, sob a orientação dos docentes do campus.

Para inscrição ou para mais informações acesse o link: www.even3.com.br/sgta-2022-ifro-smg. Nesta quarta-feira, 7/12, a partir das 19 horas tem o Painel 2 “Produção agrícola e desenvolvimento em Rondônia” e Exposição de Projetos. O evento está ocorrendo na quadra da Escola Estadual Princesa Isabel, situada na Rua Noroeste, nº 2.200, no município de São Miguel do Guaporé (RO). As atividades são abertas ao público e destinadas especialmente para estudantes, profissionais e comunidade interessada na temática de gestão e tecnologia para o agro.

Na abertura, dia 6, foi realizada a palestra “A importância da gestão e tecnologia na produção animal”, mais a Exposição de Projetos. Conforme o Presidente da Comissão Organizadora, Maigon Nacib Pontuschka, “o seminário está organizado em três dias, sendo que a abertura ocorreu na terça-feira, 6 de dezembro, com um painel sobre a importância da gestão e tecnologia na produção animal, além de uma série de projetos que estão em desenvolvimento no campus e que serão apresentados nos três dias do evento. O evento é importante para os alunos porque é uma maneira de colocá-los em uma situação real, trabalhando em soluções para os problemas existentes. É uma oportunidade para que os estudantes possam desenvolver suas habilidades pessoais e profissionais”.

Na quinta-feira, 8/12, a programação também inicia às 19 horas, com o Painel 3 “Novas tecnologias no agro”, Painel 4 “Contexto da agricultura familiar na região” e Exposição de Projetos. Segundo os organizadores, trata-se de uma iniciativa que visa promover uma discussão sobre melhorias na produção agrícola e animal, levando em consideração a questão ambiental envolvida nesses processos. Os projetos foram desenvolvidos com o objetivo de melhorar a produção agrícola e animal, por meio de soluções de baixo custo, e utilizando sistemas de informação que possibilitem a tomada de decisão para uma maior produtividade.

A acadêmica do Curso de Tecnologia em Agrocomputação, Meire Oliveira, explica sobre o que levaram para exposição: “nosso projeto é sobre um sistema de identificação animal com sensor RFID e arduino, que visa atender o médio e pequeno produtor. Essa tecnologia já existe, porém, seu custo é elevado e pouco acessível ao pequeno produtor. No entanto, a partir da tecnologia desenvolvida no projeto, esse produtor poderia monitorar em tempo real todas as informações do seu gado, mesmo a distância. Fazer parte desse evento está sendo maravilhoso. Muito bom ver todos os projetos sendo apresentados”.

Conforme a aluna do Curso Técnico em Agronegócio, Érica Oleynik Vescovi, “nosso projeto se chama Natucoco e está relacionado ao empreendedorismo rural. Trata-se da utilização de resíduos do coco para fabricação de doces, vasos e substratos, reduzindo impactos ambientais ao reaproveitar o que seria descartado de forma irregular no meio ambiente, e também contribuindo com a sociedade ao adquirir matéria-prima com produtores da região, colaborando com a sua renda familiar. Participar do seminário está me agregando muito, pois proporciona um desenvolvimento em relação ao curso e também na habilidade de lidar com o público”.

Os projetos apresentados no seminário são frutos de editais de institucionalização/seleção de projetos integrados de ensino, pesquisa extensão. Entre eles o Edital 08/2022 de Seleção de propostas de Projetos Integrados de Ensino, Pesquisa e Extensão e o Edital 12/2022 de Institucionalização de Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão. E o seminário está sendo organizado pela Comissão designada pela Portaria 50/SMG-CGAB/IFRO, de 4 de novembro de 2022.

• SDivulgação
  • SGTA01