Obra de conclusão do bloco administrativo e pedagógico do Campus Avançado São Miguel do Guaporé é iniciada

Publicado: Quinta, 12 de Mai de 2022, 10h35 | Última atualização em Quinta, 12 de Mai de 2022, 10h35 | Acessos: 910

Obras de costrução do bloco administrativo pedagógico 02Foi iniciada a Obra de Conclusão da Construção do Bloco Administrativo/Pedagógico e de Urbanização do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Avançado São Miguel do Guaporé. A execução do serviço é referente à primeira edificação a ser construída no lote de propriedade do IFRO Campus Avançado São Miguel do Guaporé, que está sendo implantado no município de São Miguel do Guaporé (RO), distante cerca de 500 km da capital Porto Velho.

A unidade do IFRO em São Miguel do Guaporé está planejada para receber discentes, professores e técnicos administrativos, além das equipes de apoio administrativo, limpeza e conservação, bem como equipes de bolsistas atuantes nos cursos de educação a distância (EaD) e mais a comunidade em geral. Atualmente, o campus oferece os cursos presenciais de Técnico em Administração, Técnico em Agronegócio e Curso Superior de Tecnologia em Agrocomputação. Na modalidade EaD a unidade oferta a Pós-Graduação em Educação de Jovens e Adultos, e os cursos superiores de Tecnologia em Gestão Pública e em Gestão Comercial.

Lançada em março de 2020, a execução da obra da sede definitiva foi interrompida pela empresa contratada, levando à Rescisão Unilateral do Contrato em 25/3/2021, conforme Termo de Rescisão Unilateral do Contrato (SEI 1392302). Provisoriamente, desde o início das atividades no município, a unidade está instalada no Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA), até que a edificação seja concluída e esteja apta a receber a comunidade acadêmica.

Nova estrutura

A obra do Campus Avançado São Miguel do Guaporé está sendo executada dentro da área urbana do município, em terreno de 42.000 m² doado pela Prefeitura Municipal para instalação da sede do campus, que possuirá mais de 3 mil metros quadrados de área construída em mais de 11.000 mil metros quadrados de área do terreno com intervenção da construção atual, com planejamento para ocupação e crescimento para toda a extensão do terreno. Na avaliação da gestão do IFRO, o atendimento se dará em um município em crescimento, onde poderão beneficiar-se da instituição todos os habitantes dos municípios situados na região do Vale do Guaporé.

O IFRO realizou nova licitação para contratação de empresa para execução da conclusão da obra. A previsão é de que a obra seja concluída em abril do próximo ano, já que no dia 3 de março de 2022 foi celebrado o Contrato 1/2022 entre o IFRO e a empresa Luks Construtora Ltda, decorrente do Edital RDC Eletrônico 3/2021. Por meio de Ordem de Serviço, a empresa foi autorizada a iniciar a execução da obra de construção do Bloco Administrativo/Pedagógico e Urbanização do Campus Avançado São Miguel do Guaporé no dia 7 de março de 2022.

A obra está sendo acompanhada por uma Comissão de Fiscalização, composta pelos servidores Edielsom Almeida da Silva (fiscal requisitante), o engenheiro civil Lucas Willian Aguiar Mattias (fiscal técnico) e Smith Araújo de Oliveira (fiscal administrativo). “Além de induzir o desenvolvimento regional, por meio da implantação de projetos de ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica, e fortalecer os arranjos produtivos, a instalação da unidade em São Miguel do Guaporé irá democratizar a educação, já que estenderá a presença do IFRO para todas as microrregiões do estado”, explicam os membros da Comissão.

Edielsom Silva ainda enfatiza que “o retorno da obra do IFRO em São Miguel é um marco histórico para o município e região, uma vez que vai atender toda a população e suprir a necessidade da região em ter uma instituição federal de ensino. É sabido por todos que são Miguel está localizado na região central do vale do Guaporé, é forte, tanto no agronegócio, como na pecuária, o IFRO vem a São Miguel pra qualificar e proporcionar educação gratuita e de qualidade”.

O Diretor-Geral do campus avançado, Miguel Fabrício Zamberlan, faz o seguinte chamado: “convidamos a população para visitar o canteiro de obras, e estar a par da execução, estamos confiantes com a empresa contratada, uma vez que a execução está acelerada”.

“A comunidade tem um anseio muito grande para que a instituição funcione ofertando principalmente cursos integrados ao ensino médio na região, mas a paralisação da obra acabou gerando certa desconfiança na população quanto à sua conclusão. Entretanto, a nova empresa se mostrou bem empenhada em concluir a obra no prazo acordado o que faz com que tenhamos uma expectativa positiva para que a instituição logo esteja funcionando na nova sede, atendendo alunos da região do Vale do Guaporé”, finaliza o Diretor.

Serviço

Dados da Ordem de Serviço (Sei 1519188): Empenho nº 2022NE000045 (SEI nº 1515361). Contrato nº 001/2022 (SEI nº 1514791). Prazo de Execução (300 dias): 07/03/2022 a 07/01/2023. Prazo para Recebimentos Provisório (30 dias): 31/01/2023. Prazo para o Recebimento Definitivo (60 dias): 01/04/2023. Prazo de Vigência (390 dias): 07/03/2022 a 01/04/2023.

• Obras_de_costrução_do_bloco_administrativo-pedagógico_02
  • Obras_de_costrução_do_bloco_administrativo-pedagógico_03