Licenciatura em Ciências Biológicas

Publicado: Segunda, 22 de Fevereiro de 2016, 09h04 | Última atualização em Quarta, 08 de Fevereiro de 2017, 08h44 | Acessos: 5132

NOME DO CURSO: Licenciatura em Ciências Biológicas

SOBRE O CURSO: Conforme Parecer CNE/CES 1.301/2001 que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais, “a estrutura do curso deve ter por base os seguintes princípios: contemplar as exigências do perfil do profissional em Ciências Biológicas, levando em consideração a identificação de problemas e necessidades atuais e prospectivas da sociedade, assim como da legislação vigente; garantir uma sólida formação básica inter e multidisciplinar; privilegiar atividades obrigatórias de campo, laboratório e adequada instrumentação técnica; favorecer a flexibilidade curricular, de forma a contemplar interesses e necessidades específicas dos alunos; explicitar o tratamento metodológico no sentido de garantir o equilíbrio entre a aquisição de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores; garantir um ensino problematizado e contextualizado, assegurando a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; proporcionar a formação de competência na produção do conhecimento com atividades que levem o aluno a: procurar, interpretar, analisar e selecionar informações; identificar problemas relevantes, realizar experimentos e projetos de pesquisa; levar em conta a evolução epistemológica dos modelos explicativos dos processos biológicos; estimular atividades que socializem o conhecimento produzido tanto pelo corpo docente como pelo discente; estimular outras atividades curriculares e extracurriculares de formação, como, por exemplo, iniciação cientifica, monografia, monitoria, atividades extensionistas, estágios, disciplinas optativas, programas especiais, atividades associativas e de representação e outras julgadas pertinentes; considerar a implantação do currículo como experimental, devendo ser permanentemente avaliado, a fim de que possam ser feitas, no devido tempo, as correções que se mostrarem necessárias. A estrutura geral do curso, compreendendo disciplinas e demais atividades, pode ser variada, admitindo-se a organização em módulos ou em créditos, num sistema seriado ou não, anual, semestral ou misto, desde que os conhecimentos biológicos sejam distribuídos ao longo de todo o curso, devidamente interligados e estudados numa abordagem unificadora”.

PÚBLICO ALVO: Conforme está escrito no Projeto Pedagógico, o “Curso de Ciências Biológicas tem como alvo prioritário a população da região do Cone Sul de Rondônia (Cabixi, Cerejeiras, Colorado do Oeste, Corumbiara, Chupinguaia, Pimenteiras do Oeste e Vilhena). Todavia, em vista da escassez de professores da área de Biologia e da pequena oferta do curso em Rondônia, pessoas oriundas de outras regiões também poderão ingressar no campus para a realização do curso. São esperados, em especial, professores da Educação Básica que atuam na disciplina de Ciências ou Biologia sem a licenciatura específica”.

CARGA HORÁRIA DO CURSO: 4016 horas-aula (3.338 horas-relógio), sendo 400 horas dedicadas ao Estágio Curricular Supervisionado que é obrigatório e serve como vitrine que apresenta o futuro profissional ao mercado de trabalho.

DURAÇÃO DO CURSO: O Curso de Ciências Biológicas tem duração mínima de 8 e máxima de 16 semestres.

TURNO DE FUNCIONAMENTO: Noturno

MATRIZ CURRICULAR