81 vagas para o Programa Bolsa de Ensino de Iniciação à Docência do IFRO

Publicado: Quarta, 11 de Mai de 2022, 13h22 | Última atualização em Quarta, 11 de Mai de 2022, 13h24 | Acessos: 1763

logo IFROO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, por meio da Pró-Reitoria de Ensino (Proen/IFRO), abriu 81 vagas para o Programa Bolsa de Ensino – Iniciação à Docência (Proben/ID). O Processo Seletivo 2022 para projetos de iniciação à docência prevê nove vagas para cada curso de licenciatura dos campi Cacoal (Geografia e Matemática), Ariquemes (Ciências Biológicas), Colorado do Oeste (Ciências Biológicas), Guajará-Mirim (Ciências Biológicas), Ji-Paraná (Química), Porto Velho Calama (Física), Porto Velho Zona Norte (Pedagogia) e Vilhena (Matemática).

Segundo a Proen/IFRO, através de programa próprio para iniciação à docência, busca incentivar a permanência e o êxito nos cursos de licenciatura. As vagas de alunos bolsistas no Programa são para atividades na Educação Básica, sendo necessário o estudante estar devidamente matriculado em cursos de graduação de licenciatura do Instituto Federal de Rondônia.

Os recursos financeiros do Proben/ID são exclusivos para pagamento das bolsas, no valor mensal de R$ 400,00, com duração de 11 meses: de junho de 2022 a abril de 2023. Neste período, as 81 bolsas irão totalizar R$ 356.400,00. Na etapa I, está aberto período de inscrições de alunos, com a pré-seleção ocorrendo pela Coordenação de Curso de cada campus até 23 de maio de 2022. E o início da execução dos projetos nas escolas parceiras deve ocorrer a partir 13/6/2022.

Incentivo à docência

O Programa Institucional de Bolsas de Ensino de Iniciação à Docência (Proben/ID) é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. São concedidas bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência, desenvolvidos pelo Instituto Federal de Rondônia, em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino. O projeto promove a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola parceira.

A iniciação à docência visa proporcionar aos discentes na primeira metade do curso de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas. As escolas que poderão receber o Proben/ID serão selecionadas pelo coordenador de área junto com o Núcleo Docente Estruturante dos cursos de licenciaturas.

Entre os objetivos do Proben/ID estão incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica; contribuir para a valorização do magistério; elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre Educação Superior e Educação Básica; e inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem.

Além de incentivar escolas públicas de Educação Básica, mobilizando seus professores como formadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério; contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura; e diminuir o índice de evasão nos cursos de licenciatura, garantindo a permanência e êxito do aluno no período regular de integralização do curso.

Leia o Edital 3/2022/REIT-PROEN/IFRO completo neste Link.

registrado em: