NAPNE
O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) está inserido na CEI/DAE/PROEN. É responsável pela preparação da instituição para receber pessoas com deficiência nos cursos do IFRO.
Atualmente, o NAPNE no IFRO é vinculado à CEI/DAE/ROEN, que tem por finalidade desenvolver políticas de apoio estudantil através de ações que promovam a melhoria do desempenho acadêmico, a partir do respeito às diferenças e à igualdade de oportunidade, que venha a eliminar as barreiras atitudinais, comunicacionais e arquitetônicas no IFRO.
Objetivo: Fomentar a implantação e consolidação de políticas inclusivas no Instituto, por meio da garantia do acesso, permanência e êxito do estudante com necessidades educacionais específicas, nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.
- A criação e revisão de documentos visando à inserção de questões relativas à inclusão na educação profissional e tecnológica, em âmbito interno ou externo do Campus; v Promover eventos que envolvam a sensibilização e formação de servidores para as práticas inclusivas em âmbito institucional.
- Articular os diversos setores da instituição nas diversas atividades relativas à inclusão, definindo prioridades, uso e desenvolvimento de tecnologia assistiva, além de material didático-pedagógico a ser utilizado nas práticas educativas;
- Prestar assessoria aos dirigentes dos Campi em questões relativas à inclusão de pessoas com necessidades específicas;
- Estimular o espírito de inclusão na comunidade interna e externa, de modo que o/a estudante em seu percurso formativo adquira conhecimentos técnicos, científicos e também valores sociais consistentes, que o/a levem a atuar na sociedade de forma consciente e comprometida;
- Estimular a prática da pesquisa em assuntos relacionados à Educação Profissional Tecnológica inclusiva, preferencialmente por meio de parcerias;
- Elaborar em conjunto com os demais setores dos Campi, ações de atendimento aos estudantes com necessidades específicas;
- Atuar junto às coordenações de cursos, à equipe pedagógica e aos colegiados dos cursos, com o apoio da Direção de Ensino e demais setores, a adequação curricular, oferecendo suporte no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes com necessidades específicas.
- Desenvolver programas, projetos e ações de acesso, permanência e êxito para pessoas com necessidades específicas, no âmbito do IFRO, contribuindo com o desenvolvimento de políticas que venham promover a inclusão.
- Promover na instituição uma cultura educativa que reconheça a importância da diversidade e pluralidade dos sujeitos, buscando a quebra das barreiras sociais, atitudinais, arquitetônicas e comunicacionais.
- Articular os diversos setores da instituição nas diversas atividades relativas à inclusão, definindo prioridades de ações, aquisição de equipamentos, software, material didático-pedagógico a ser utilizado nas práticas educativas e estímulo à aquisição e desenvolvimento de Tecnologias Assistivas;
- Prestar assessoramento aos diversos setores do IFRO no que diz respeito à inclusão da pessoa com necessidade específica.
- Assessorar a COPEX quanto ao ingresso de pessoas com necessidades específicas.
Oferece acompanhamento e apoio a estudantes que apresentem necessidades educacionais específicas (deficiência visual, auditiva, física ou mental), visando minimizar as dificuldades encontradas na adaptação e aprendizagem desses estudantes.
Das atividades de Ensino:
- Apoio aos professores (minicursos para adaptação de material didático, orientação);
- Aulas de reforço, com material didático adaptado;
- Apoio aos estudantes nas salas de aula;
- Apoio aos estudantes na realização de provas e outras atividades acadêmicas em sala especial, quando necessário;
- Adaptação de material didático para estudantes com baixa visão e cegos; Participação nos processos seletivos (entrevistas c/ candidatos com necessidades educacionais especiais, adaptação de provas, orientação de fiscais e ledores).
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