VPN – Virtual Private Network ou Rede Privada Virtual, é uma rede acessada por meio da internet. Utiliza artifícios de segurança para garantir que os dados trafeguem sem que estejam acessíveis para outros usuários. Para tanto, faz uso de criptografia e autenticação de usuários.
Ao utilizar este serviço, você estará criando um canal seguro para acessar a rede do IFRO, de forma semelhante quando está nas dependências do Instituto.
Dessa forma, dentre outras atividades, é possível:
Criar, alterar e visualizar documentos hospedados no servidor de arquivos;
Enviar trabalhos para impressora mesmo não estando na Reitoria;
Acessar arquivos nas pastas compartilhadas na rede da Reitoria.
Para mais informação, baixe os manuais de utilização da ferramenta nos links abaixo:
O SUAP, sigla de Sistema Unificado de Administração Pública que tem por objetivo a informatização dos processos administrativos do Instituto, facilitando assim a gestão da instituição.
Esta área é destinada a manter um repositório de informações que sejam utilizados como manuais de utilização e vídeo aulas das ferramentas utilizadas institucionalmente pelo IFRO.
O SIGA-Adm, sigla de Sistema Integrado de Gestão Administrativa que tem por objetivo a informatização dos processos administrativos do Instituto, facilitando assim a gestão da instituição.
A CAPES está promovendo o acesso remoto ao Portal de Periódicos para os professores, pesquisadores, alunos de pós-graduação, graduação e técnicos das instituições usuárias do Portal, por meio da rede da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe) .
O acesso remoto via CAFe é possível no IFRO visto que participamos da Comunidade Acadêmica Federada, serviço mantido pela Rede Nacional de Pesquisa (RNP) que provê facilidades de autenticação e troca de informações possibilitando a todos os usuários do IFRO acessarem o portal de periódicos a partir de casa ou qualquer outro lugar fora da instituição.
Mais informações? Consulte sobre a Comunidade Acadêmica Federada aqui e conheça os demais serviços oferecidos.
A Microsoft promove aos alunos e servidores do IFRO acesso ao catálogo de softwares em que permite download de softwares, sistemas operacionais e materiais para treinamento e certificação gratuitamente e devidamente licenciados. Este acesso é possível no IFRO visto que participamos da Comunidade Acadêmica Federada, serviço mantido pela Rede Nacional de Pesquisa (RNP) que provê facilidades de autenticação e troca de informações possibilitando a todos os usuários do IFRO acessarem o portal de softwares da Microsoft e outros serviços de dentro ou fora da instituição.
Veja abaixo como realizar o acesso:
O serviço de vídeo sob demanda tem como objetivo ser um repositório de vídeos com conteúdo relacionado às atividades fins das organizações usuárias da RNP: ensino, pesquisa, saúde e cultura. Este serviço é prestado através de um portal onde se pode visualizar vídeos de acesso público ou solicitar inscrição num dos grupos do portal para, assim, obter privilégios específicos para acessar vídeos de caráter restrito.
Embora o portal seja de acesso público, a postagem dos vídeos é restrita às instituições que submetem projetos específicos à RNP. Uma vez obtida a aprovação, as instituições (com usuários identificados) passam a ter acesso ao portal para publicação de conteúdo respondendo, conseqüentemente, pelos direitos autorais dos mesmos.
Conhecer a o modelo de organização do material disponível ajuda o usuário não só a encontrar os vídeos que procura como, também, possibilita que o conteudista determine o grau de restrição de acesso aos vídeos colocados por ele no site. Os usuários podem ser qualificados em três tipos:
usuário não cadastrado: pode visualizar apenas os vídeos de domínio público;
usuário cadastrado: pode visualizar os vídeos de domínio público e aqueles de acesso restrito nos quais tiver permissão;
usuário conteudista: aquele que foi autorizado pela RNP a postar vídeos e eventos no portal de vídeo. Além disso, cabe a ele disponibilizar o acesso de visualização dos usuários cadastrados, aos vídeos postados por ele e que possuem acesso restrito.
Como se tornar um usuário conteudista?
Para ser conteudista, é preciso que o usuário do IFRO tenha seu cadastro na instituição e esta esteja funcionando com os serviços de autenticação integrado via cafe (Comunidade Acadêmica Federada).
Como todo serviço da RNP, o video sob demanda é regido por uma política de uso específica que deve ser consultada para que o usuário saiba o que deve ou não esperar do serviço e quais atribuições legais deste tipo de uso.
O IFRO implantou o sistema de gestão de bibliotecas GNUTECA. A solução permite a automação de bibliotecas de forma unificada em que alunos e servidores podem ter acesso ao acervo, além de permitir consulta através da internet e ao bibliotecários, permite gerenciar todo o material com controle e eficiência.
As principais vantagens de utilizar o GNUTECA são:
As operações do bibliotecário podem ser feitas de qualquer estação de trabalho (WINDOWS, LINUX, MAC, etc.) com navegador de Internet;
Você vai usar software livre e não depender de tecnologias proprietárias;
Não existe custo de licenciamento de servidores;
Não tem limite do número de bibliotecas ou volumes no seu banco de dados;
Interface amigável para o bibliotecário e seus usuários;
Redes Sociais