Campus Jaru desenvolve projeto de extensão “CuriOsso”

Publicado: Quarta, 18 de Dezembro de 2019, 18h32 | Última atualização em Quarta, 18 de Dezembro de 2019, 18h34 | Acessos: 1801

Campus Jaru Projeto CuriOsso 4

O curso de Medicina Veterinária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Jaru, desenvolveu no segundo semestre de 2019 o projeto de extensão intitulado “CuriOsso”. Acadêmicos da graduação prepararam e montaram esqueletos e peças anatômicas, além de realizarem exposições dos materiais produzidos em eventos e escolas do município de Jaru.

As atividades foram coordenadas pelas professoras do curso, Rute Witter Franco e Angélica Ribeiro Leonídio, e contaram com a participação dos alunos Angela Cristina Ferraz Caciano, Cinthia Ferreira de Souza e Ronaldo Santos Chagas, que ficaram responsáveis pela preparação e montagem dos esqueletos e peças anatômicas. As ações desenvolvidas no projeto serviram como exercício prático do que foi aprendido em sala, em especial na disciplina de Anatomia Animal, além de ser uma forma de montar o acervo didático sobre a área no Campus. “Para o Instituto Federal de Rondônia (IFRO) Campus Jaru é uma forma de aproximar o curso que iniciou neste ano à sociedade, e mostrar os frutos que já podem ser colhidos com a instalação de um campus no município”, destacaram as docentes.

Segundo a coordenação do projeto, as atividades desenvlovidas  conseguiram integrar três eixos importantes para o IFRO (ensino,  pesquisa e extensão), através da montagem das peças e esqueletos por alunos do curso de medicina veterinária, pesquisa das características anatômicas de cada espécie animal e extensão, ao levar até a comunidade o material produzido.

Desenvolvimento

Nos meses de junho e julho de 2019 os alunos envolvidos no projeto prepararam e montaram um esqueleto de um bovino e prepararam os painéis de ossos a serem expostos. Em agosto, entre os dias 08 e 11, esses materiais foram expostos na 11ª EXPOJARU, onde atingiu uma grande parte da população jaruense. No dia 08 de outubro foi realizada a exposição na Escola Estadual Capitão Silvio de Farias, contando com uma palestra sobre a profissão de médico veterinário  e exposição de peças aos alunos do 3º ano. Neste mesmo dia, no período noturno, o laboratório de anatomia animal foi aberto para os pais dos alunos do curso integrado do Campus Jaru, onde conheceram as atividades desenvolvidas pelo curso e o projeto em questão. No dia 6 de novembro foi realizada exposição na EFA com alunos do 1º e 3º períodos.

A professora Rute Witter, coordenadora do projeto, ressaltou que o projeto tem como objetivo divulgar conhecimento à sociedade, levar aspectos da anatomia animal e outros temas, como a relação existente entre o homem e os animais. “Foram realizadas ações em escolas públicas do município de Jaru-RO e no IFRO campus Jaru, onde esqueletos de animais e algumas peças anatômicas foram expostas. Para isso, esqueletos de animais foram montados pelos discentes participantes do projeto, e peças anatômicas foram preparadas em formaldeído 36% para exposições. Com isso podemos divulgar o conhecimento adquirido no campus para a comunidade, de uma forma lúdica, buscando aproximar os alunos da realidade local”, reforçou.

• Campus_Jaru_-_Projeto_CuriOsso_1
  • Campus_Jaru_-_Projeto_CuriOsso_10