Estudantes e professores do Campus Jaru promovem dia de campo em Escola Família Agrícola de Jaru

Publicado: Quinta, 14 de Novembro de 2019, 15h38 | Última atualização em Quinta, 14 de Novembro de 2019, 15h38 | Acessos: 2037

Dia de Campo na EFA 1O IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia), Campus Jaru, realizou dia de campo na Escola Família Agrícola (EFA) do município de Jaru. No dia 6 de novembro o professor Felipe Matheus Teles de Vasconcelos, junto com os acadêmicos de Medicina Veterinária, Clebson Pereira Gouveia e Mateus Gomes de Freitas, realizaram a culminância do projeto de extensão “Mandala Viva”.

O projeto foi desenvolvido nas dependências da Escola Família Agrícola Dom Antônio Possamai, localizada na área rural de Jaru. Egressos da EFA, Clebson e Mateus atualmente desenvolvem trabalhos na unidade. A escola trabalha com a pedagogia da alternância, na qual os alunos ficam 15 dias na escola, e nos outros 15 dias aplicam o que aprenderam na propriedade rural.

Com o intuito de aprimorar os conhecimentos de produção agroecológica na EFA, o professor Felipe e seus orientandos desenvolveram o Projeto Mandala Viva. Mandala é uma palavra originária do idioma sânscrito e significa círculo sagrado, e serviu de inspiração para estruturar uma horta de forma mais eficiente, além de torná-la mais bonita. No centro  da horta há um galinheiro, que garante a produção de esterco para adubar as hortaliças, além dos ovos e carne das galinhas. Os canteiros são semeados de forma a consorciar plantas, o que diminui o ataque de pragas, sem o uso de agrotóxicos, e aumenta a produtividade da área.

A Diretora da Escola Família Agrícola Dom Antônio Possamai, Edinéia Gabriel da Oliveira, acredita que o evento foi importante para a escola. “Primeiro pela possibilidade de ver os alunos se desenvolverem, visto que o projeto de extensão foi desenvolvido por dois ex-alunos da nossa escola, que palestraram tão bem, além da parceria entre o IFRO e a EFA ser muito importante, tanto no auxílio de divulgação da nossa escola, quanto para trazer mais aprendizagem para nossos alunos, e espero que esse tipo de atividade possa acontecer sempre. Nós temos a oportunidade de mostrar que todo alimento consumido em nossa unidade é produzido aqui, sem nenhum tipo de agrotóxico”, explica.

“Esse evento é importante pela troca de experiências entre os profissionais das duas instituições, bem como de membros da comunidade externa que participaram do evento. Também é importante para a formação dos nossos alunos, visto que os dois alunos da medicina veterinária que trabalharam diretamente no projeto são ex-alunos da EFA”, conclui o professor Felipe Vasconcelos.

• Dia_de_Campo_na_EFA_1
  • Dia_de_Campo_na_EFA_2