Metodologia diferenciada é aplicada em aulas de Biologia do Campus Jaru

Publicado: Terça, 09 de Julho de 2019, 18h59 | Última atualização em Terça, 09 de Julho de 2019, 19h15 | Acessos: 1651

Campus Jaru Metodologia 2

Estudantes de cursos técnicos e de graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Jaru, estão aprendendo Biologia de formas diferentes. Uma série de atividades busca melhorar o desempenho dos alunos da unidade nas disciplinas relacionadas às ciências biológicas.

As aulas são ministradas pela Professora Nayara Pereira de Araújo, que aposta em aulas práticas e experimentais. A docente explica que o objetivo, ao adotar esta metodologia, é tornar o ensino de Biologia mais acessível e próximo à realidade dos estudantes.  “A Pirâmide de Aprendizagem de Glasser, um psiquiatra norte americano, diz que aprendemos 50% quando vemos ou ouvimos, 80% quando fazemos e 95% quando ensinamos aos outros. Assim, acredito que o emprego de aulas práticas, mesmo em situações onde o ambiente escolar necessite de adequações, pode auxiliar o processo de ensino-aprendizagem de Biologia já que o aluno fará ou verá um experimento ser executado, fortalecerá seus conhecimentos quando o mesmo tiver que escrever um relatório referente à prática ou experimento executado e, ao conseguir relacionar o conhecimento científico com seu cotidiano, transmitirá seu conhecimento para amigos e familiares ao seu redor”, explica.

Nayara ressalta que atividades lúdicas também são realizadas ao final de cada conteúdo ministrado. “Assim, os estudantes testam seus conhecimentos e revisam e relacionam os conceitos trabalhados de forma descontraída", acrescenta.

Um dos cursos que contou com atividades práticas foi o Técnico em Alimentos.  Em uma das aulas em que foi tratado o tema “Plasmólise e turgescência celular”, os alunos montaram lâminas com amostras de cebola roxa e testaram o que acontece com as células quando entram em contato com soluções de diferentes concentrações. A partir desta experiência, os alunos tomaram conhecimento do conceito de osmose. Os discentes também puderam observar em uma aula prática as células vegetais e animais em um microscópio óptico, conteúdos esses também repassados para os estudantes do Técnico em Segurança do Trabalho.

Já os acadêmicos do curso de Medicina Veterinária participaram de uma aula lúdica abordando o tema “Membrana Plasmática”. A aula foi ministrada ao ar livre e durante a atividade cada um dos alunos teve que representar um componente da membrana plasmática. Já em laboratórios, os estudantes tiveram uma aula prática sobre “Os componentes químicos da célula”, onde foi realizada uma série com cinco experimentos, testando os componentes básicos das células.

• Campus_Jaru_-_Metodologia_1
  • Campus_Jaru_-_Metodologia_2