Acadêmicos de Veterinária participam de projeto com mulheres de Jaru

Publicado: Sexta, 05 de Julho de 2019, 18h41 | Última atualização em Sexta, 05 de Julho de 2019, 18h42 | Acessos: 1170

Campus Jaru MV projeto 6

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Jaru, promoveu projeto de extensão com mulheres em condições de vulnerabilidade social atendidas pelo Instituto de Apoio da Mulher Rural de Jaru (Iamur). A atividade ocorreu no dia 27 de junho.

O evento foi organizado pelo Curso de Medicina Veterinária do Campus Jaru, sob a orientação da professora da disciplina de Ética, Política e Cidadania, Cleonete Aguiar, que realizou a ação extraclasse por meio da carga horária destinada à curricularização da extensão. O objetivo foi o de promover o reconhecimento da contribuição das mulheres para o desenvolvimento social, político e econômico do país, a fim de combater a violência, a discriminação e promover sua inclusão social.

Segundo normatizado via Conselho Superior do IFRO (Consup), a curricularização da extensão consiste em incluir atividades extensionistas no currículo dos cursos de graduação, integradas com o ensino e a pesquisa, sob a perspectiva de uma transformação social por meio das ações de acadêmicos orientadas por professores e com a possível colaboração de técnicos administrativos em educação do IFRO, junto à comunidade nas regiões onde eles atuam.

“O que tivemos de mais positivo foi a aproximação da instituição com a comunidade, conhecer melhor a realidade de Jaru, os movimentos que as mulheres estão fazendo, os trabalhos, os avanços que elas tiveram aqui, o engajamento, pois temos muitas mulheres engajadas. Estão acontecendo muitas coisas e as mulheres estão envolvidas nos processos de luta por seus direitos, por uma sociedade mais justa”, afirma a Professora Cleonete Aguiar.

Ainda segundo a docente, “é interessante que os alunos tenham contato com isso, muitos deles ficaram bem surpresos de ver que Jaru tem esse movimento, tem uma instituição como a Iamur e outras instituições. Para fazer o trabalho, os alunos tiveram de visitar várias instituições e realmente conhecer o que está acontecendo em Jaru, e foi muita surpresa pra eles, sendo que alguns deles estão querendo se engajar, participar do conselho municipal, continuar o trabalho com a Iamur, que é nosso interesse”.

A acadêmica Angela Cristina explica como foi participar do evento que possibilitou uma aproximação entre IFRO e a comunidade, e teve como temática “Mulheres brasileiras, história, orgulho e conquistas”. “Foi uma honra poder ajudar a organizar e fazer parte de um evento tão importante como esse, sobre o valor da mulher brasileira, sobre as conquistas que ao longo do tempo foram adquiridas, foi muito bom nosso evento e agradecemos a todos que compareceram”.

Conforme Cinthia Souza, também acadêmica de Medicina Veterinária, “o IFRO abre oportunidade para que os alunos possam superar as próprias expectativas, uma vez que ele coloca desafios como esse evento para que os alunos saiam do seu lugar confortável. O evento oportunizou escutar histórias que transmitem força e coragem para outras mulheres, como a que dá oportunidade para mulheres em situação prisional, para desenvolverem habilidades, que darão novos rumos para a vida delas. E esse é um exemplo em meio de tantos outros relatos inspiradores que vimos no evento. É importante ressaltar que as mulheres tem apoio de outras mulheres dentro de Jaru, o evento tornou claro isso, associações como o Condim e Iamur estão aí para fortalecer os laços entre as mulheres”.

A Professora Cleonete visualiza possibilidades de novas as parcerias, pois “ao mesmo tempo a comunidade teve a oportunidade de conhecer o IFRO, conhecer o Curso de Medicina Veterinária, entender qual é o nosso papel, foi uma troca bem legal”, conclui ela.

• Campus_Jaru_-_MV_-_projeto_1
  • Campus_Jaru_-_MV_-_projeto_10