Campus Jaru promove atividades voltadas ao microempreendedor individual

Publicado: Terça, 09 de Outubro de 2018, 13h27 | Última atualização em Terça, 09 de Outubro de 2018, 13h28 | Acessos: 1434

Realização de palestra e minicurso voltados ao microempreendedor individual em Jaru 3

Por meio do projeto integrado de pesquisa e extensão aprovado pelo edital 21/2017, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Jaru, realizou nos dias 27 e 28 de setembro palestra e minicurso, que foram voltados para a formalização dos microempreendedores individuais. No dia 27 de setembro, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Jaru (ACIJ), destinada para o Microempreendedor Individual, a palestra abordou a história e os passos para a formalização. Já no dia 28, ocorreu o Minicurso com duração de 8 horas, no próprio Campus Jaru. No minicurso foram abordados aspectos teóricos e práticos da formalização do MEI (Microempreendedor Individual), e repassadas todas as informações e suporte para que o trabalhador autônomo se torne um microempreendedor individual.

O objetivo da capacitação, conforme o Coordenador do Projeto, Mateus Gomes dos Santos, foi analisar e apontar os benefícios reais da formalização dos trabalhadores que desenvolvem atividades de maneira informal. Também foram apresentados os pontos positivos e negativos com relação ao microempreendedor individual no que diz respeito à legalização da atividade. Na ocasião foi oportunizada a efetivada formalização de MEI aos presentes que tivessem todas as informações pessoais pertinentes em mãos.

Os eventos foram totalmente gratuitos e foram ministrados pelo Consultor Empresarial e Jurídico, Magno Júnior dos Santos, com a participação de alunos do 1º e 3° semestre do Curso Técnico em Comércio do Campus Jaru. “O evento contribuiu para que os participantes pudessem aprofundar seu conhecimento sobre a formalização do Microempreendedor Individual (MEI), bem como o fomento para o empreendedorismo no Brasil. Proporcionando especificamente aos alunos do Curso Técnico em Comércio conhecimentos que utilizarão como futuros consultores e empreendedores”, afirmou o palestrante.

Para o professor Mateus os eventos dessa natureza “devem ser fortalecidos, pois a região de Jaru possui um grande potencial na área do comércio e sem sombras de dúvidas o suporte que as ações deste projeto, de palestra e minicurso voltadas aos potenciais microempreendedores individuais, propiciou uma gama de experiência. Isso voltará como retorno positivo e contribuirá para o desenvolvimento da economia e, consequentemente, da sociedade local”.

“Vale destacar que o grande empresário um dia foi pequeno, e neste sentido surge a figura do MEI, caracterizado por um ambiente menos burocrático, pois toda a formalização é feita via internet, possibilitando o fomento para pequenos empreendedores e evitando a mortalidade empresarial precoce. Pelo contrário, este ambiente permite o fortalecimento e crescimento da empresa, quando haverá o desenquadramento legal”, ressaltou Magno Júnior.

Raiane de Oliveira Gomes, que estava esperando há tempos um curso desta natureza, afirmou que o “professor nos enriqueceu com seus conteúdos e suas experiências, grande estudioso e excelente profissional. Sem dúvida, meus objetivos foram alcançados, a aula foi rica em detalhes, como consequência, saímos com grande aprendizado”.

• Realização_de_palestra_e_minicurso_voltados_ao_microempreendedor_individual_em_Jaru_10
  • Realização_de_palestra_e_minicurso_voltados_ao_microempreendedor_individual_em_Jaru_12
  • Realização_de_palestra_e_minicurso_voltados_ao_microempreendedor_individual_em_Jaru_13
  • Realização_de_palestra_e_minicurso_voltados_ao_microempreendedor_individual_em_Jaru_14