Estudantes do Técnico de Alimentos participam de Dia de Campo sobre Café Clonal
Os discentes do Curso Técnico em Alimentos Integrado ao Ensino Médio do IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia), Campus Jaru, participaram de uma aula de campo no dia 25 de abril. O grupo foi ao Dia de Campo sobre Café Clonal realizado pela Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater), que ocorreu no Sítio Irmãos Batista, na Linha Nova - Km 3,5, em Jaru (RO). Conforme a docente Regiane Pandolfo Marmentini, que acompanhou os estudantes, a visita foi importante para a construção de conhecimento dos discentes participantes e também a aproximação com o campo.
Os discentes assistiram a quatro palestras que trataram sobre cultivo, beneficiamento e comercialização do café. Conforme avaliação dos professores, a aula de campo oportunizou um melhor entendimento das disciplinas que estão sendo ministradas para a turma como, por exemplo, Matérias-primas Animais e Vegetais, Introdução à Tecnologia de Alimentos, Química, entre outras.
A aluna Grasielly Fernandes da Silva disse ter gostado muito da experiência com as palestras do café clonal e sua produtividade, “isso engradece e enriquece o conhecimento sobre a colheita, o beneficiamento e a comercialização”, ressaltou.
Entre as palestras que os estudantes acompanharam estava a que tratou sobre a química no cultivo das plantas, intitulada “Clonagem, Adubação e Plantio” (Fracisco Celestino - EMATER-RO/Theobroma). Já a palestra sobre “Irrigação” (Antonio Ferreira Souza Dias - EMATER-RO/Ji-Paraná) mostrou que a geografia e a física estão presentes no campo e que influenciam a qualidade dos grãos. Em “Tratos Culturais” (Denise de Santana Vaz Bonfim - EMATER-RO/Jaru) foi abordada de que forma a biologia está presente na escolha de plantas selecionadas e sadias. E a palestra sobre “Colheita, Beneficiamento e Comercialização” (Benedito Alves - CENTER) mostrou aos discentes a origem do café e também a importância da qualidade no cultivo, no armazenamento, da secagem, da torrefação e da moagem para se obter um produto com características organolépticas adequadas e que tem tornado o Brasil o maior exportador mundial de café e também grande exportador de outros grãos.
Redes Sociais