Campus Jaru participa do primeiro Encontro Nacional dos Centros de Línguas da Rede Federal no Paraná
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Jaru, está sendo representado pela Professora de Idiomas de Línguas Estrangeiras, Joice Stefani Menezes Silva, durante o I Encontro Nacional dos Centros de Línguas da Rede Federal EPCT (Educação Profissional, Científica e Tecnológica), entre os dias 14 e 16 de maio de 2025, no Instituto Federal do Paraná. O evento ocorre no Campus Foz do Iguaçu, no auditório Cesar Lattes, do Itaipu Parquetec.
Realizado a partir das demandas apresentadas pelos representantes dos Centros de Línguas, observadas em suas práticas e especificidades locais vinculadas às oportunidades de internacionalização, reuniu representantes de Centros de Línguas e/ou Escritórios de Relações Internacionais das mais diversas unidades da Rede Federal EPT (conforme Lei 11.892/2008). Os representantes participarem de uma programação que contemplou as variadas vertentes e realidades da área em que atuam.
Pela programação, no dia 14 de maio, foi discutido “O funcionamento dos Centros de Línguas e sua Relação com a Internacionalização”. Na sequência, teve a Mesa-Redonda Inaugural tratando da articulação da política linguística com a internacionalização: “Como está e qual a política linguística pensada para a rede de ensino dos Institutos Federais e do Ensino Superior?”, com Luiz Eduardo Guedes (IFAC), Anderson Galvão (IFB) e Ana Carolina de Oliveira (Conif).
Na quinta-feira, 15 de maio, o tema foi “Prática Pedagógica e Política Linguística”; mais a Palestra “Dois idiomas em perspectiva decolonial: Espanhol e Inglês no Ensino Médio Integrado”, com Felipe da Silva Ferreira (Cefet/RJ-Campus Petrópolis); e a Palestra “Centros de línguas: um locus de política linguística e de formação docente”, proferida por Telma Pereira (UFF).
Nesta sexta-feira, 16 de maio, a programação começa com “Popularização dos Centros de Idiomas e Dia das Línguas”; na sequência, a Palestra “Educação Linguística Crítica e Relações Internacionais: Enfocando as lentes para a igualdade e a justiça social num mundo multipolar contemporâneo”, com Kleber Aparecido da Silva (UnB); e a Palestra “Popularização dos Centros de Línguas no âmbito do ensino de LEMs”, com Marcia Gherardi.
A Professora Joice ressalta os objetivos do encontro, que entre os principais estão: analisar as políticas linguísticas vigentes e fomentar a política de formação continuada dos docentes de Línguas, no sentido de envolvê-los na (re)construção e conhecimento das normativas vigentes relacionadas ao ensino de Línguas no âmbito da Rede Federal; dar visibilidade às ações praticadas pelos diversos Institutos Federais de forma a integrá-los numa Rede dos Centros de Línguas, inclusive com momentos de trocas de experiências entre os servidores da Rede Federal EPCT; Identificar as práticas tecnológicas e inovadoras da Rede, atreladas a temáticas contemporâneas nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e inovação comuns ao público envolvido no evento; e integrar a política linguística da Rede às estratégias de Internacionalização, contemplando os agentes que as executam.
O público-alvo são servidores da área de Línguas, representantes de Relações Internacionais e membros dos Centros de Línguas da Federal EPT, bem como participantes e lideranças vinculadas ao Fórum de Relações Internacionais do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal (Forinter/Conif).
Redes Sociais