Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Campus Jaru realiza Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e V Mostra de Ciência e Tecnologia

Publicado: Terça, 19 de Novembro de 2024, 07h14 | Última atualização em Terça, 19 de Novembro de 2024, 07h14 | Acessos: 188

Jaru SNCT 9O IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia), Campus Jaru, realizou a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e a V Mostra de Ciência e Tecnologia, com o Tema “Biomas do Brasil: biodiversidade, saberes e tecnologias sociais”. Realizado nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, o objetivo geral do evento foi promover a discussão, a divulgação e a integração das atividades de ensino, pesquisa, extensão, inovação e empreendedorismo desenvolvidas nas diversas áreas de atuação do IFRO, por intermédio de trocas de experiências e ideias entre a comunidade interna e externa.

A organização conjunta foi do Departamento de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Depesp) e do Departamento de Extensão (Depex), e recebeu recurso do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesp), e do Depex por meio do Edital nº 18/2024/JARU de Seleção de Propostas de Eventos de Extensão.

O público foram os alunos e professores da Educação Básica e Ensino Superior e a comunidade em geral. No dia 31 de outubro, foi realizada a abertura do evento com transmissão pelo Canal do IFRO Campus Jaru no YouTube. O início foi com falas de boas-vindas do Diretor-Geral do campus, Renato Delmonico, da Chefe do Departamento de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Depesp), Regiane Pandolfo, da Chefe do Departamento de Extensão (Depex), Camila Budim, e do Diretor de Ensino, Michael Marçal. Na sequência, foi realizada a palestra intitulada “Agroecologia e a manutenção da vida: o exemplo dos sistemas agroflorestais”, ministrada pelo Prof. Dr. Kleber Andolfato de Oliveira da Universidade Federal do Acre (UFAC).

A V Mostra de Ciência e Tecnologia ocorreu no dia 1º de novembro, das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas, com a exposição de trabalhos e com a recepção da comunidade externa. Ao todo, 35 trabalhos de temas variados foram apresentados pelos alunos dos cursos técnicos integrados, além da apresentação de atividades de projetos e grupos de estudos do Curso de Medicina Veterinária e visitação à Clínica Veterinária do campus.

Aproximadamente 980 pessoas visitaram o campus para prestigiar a Mostra, sendo a maioria alunos das escolas do município de Jaru. No dia 7 de novembro, foi feita a premiação dos três trabalhos mais bem avaliados pela comissão de avaliação formada por servidores do campus.

O Trabalho intitulado “O grito da floresta: da vida à destruição”, sob orientação da Professora Érica Cayres e da Técnica em Laboratório de Química, Janelene Freire, foi o primeiro colocado. Na segunda colocação, o trabalho premiado foi “Perícia criminal: caso Daniela Perez”, coordenado pela Professora Taina Emily. A terceira coloração ficou com o trabalho “Anatomia e fisiologia animal – sistema cardiovascular e respiratório”, sob orientação do Professor Nicolas Andre.

Conforme Erica Cayres, “participar do projeto foi uma experiência profundamente transformadora. Desde a concepção até a realização, o projeto buscou despertar uma conexão intensa entre o público e a natureza, revelando as contradições entre uma floresta viva, exuberante, e os impactos devastadores das ações humanas. Durante a exposição, a sala foi dividida em dois espaços contrastantes: de um lado, o ambiente imersivo trouxe imagens de uma natureza rica, cheia de vida, acompanhada por sons suaves da floresta que criaram uma sensação de paz e harmonia. Do outro lado, a destruição das queimadas e do desmatamento foi representada de forma visceral, com sons perturbadores e uma iluminação mais intensa, remetendo à gravidade da destruição ambiental. A intenção foi fazer com que os visitantes experimentassem, quase fisicamente, o grito de socorro da natureza”.

Ainda segundo a docente, “o feedback do público foi comovente. Muitos se emocionaram ao refletir sobre sua própria responsabilidade e saíram da sala com uma nova percepção da importância da preservação. Para mim, o projeto conseguiu alcançar seu propósito: despertar uma consciência mais profunda sobre a preservação ambiental, não apenas como uma causa distante, mas como uma questão urgente que impacta a todos nós. Esse projeto foi, sem dúvida, uma oportunidade de envolver a comunidade em um debate necessário e de promover uma mudança de perspectiva sobre a importância de cuidar do nosso planeta”.

Nathalia Silva de Lazari, do 1º ano do Curso Técnico em Comércio, fez parte da equipe que apresentou o projeto. Segundo ela, “o trabalho foi pensando a partir de problemas atuais que infelizmente estão ao nosso redor, como todos os meses deste ano que ficamos com o ‘céu branco’, e coberto pela ‘fumaça’, além de muitos outros impactos ambientais que estão cada vez mais comuns e têm sido normalizados dentro da sociedade. Tivemos certos desafios durante a montagem, porém, foi muito gratificante ver tudo pronto e perceber que conseguimos passar a impressão que queríamos. Na maior parte do tempo, fiquei na porta da sala, fazendo esta recepção antes das pessoas entrarem, e recebi muitos feedbacks, alguns que nem precisaram ser colocados em palavras, mas o simples fato de ver a surpresa no rosto das pessoas, foi único. Todo o evento no geral estava muito bem feito, fiquei impressionada com alguns projetos que visitei, é muito interessante ver todo o esforço que os alunos fazem, e o resultado vale a pena. Por fim, aprendi muito durante todo o processo, e já fico curiosa ao pensar no que virá na próxima”.

Sobre a realização do evento, a Professora Regiane Pandolfo opina que “com a exposição dos trabalhos, os alunos têm a oportunidade de apresentar para a comunidade as habilidades e as competências que vêm adquirindo no Instituto. Também é um momento em que os discentes visualizam o que os colegas vêm desenvolvendo em outros cursos. Para a comunidade externa, é o momento em que adentram ao campus para visitar e conhecer melhor a instituição”.

Para Renato Delmonico, “a Mostra de Ciências e a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Campus Jaru foram eventos fundamentais para a promoção da educação e da inovação. Eles proporcionaram uma excelente oportunidade de interação com a comunidade, permitindo que todos conhecessem melhor nossa infraestrutura e as diversas ações de ensino, pesquisa e extensão que realizamos. Quero expressar meus agradecimentos e parabenizar todos os servidores envolvidos na organização, além de destacar a dedicação de nossos alunos, que foram essenciais para o sucesso do evento”, finalizou o Diretor-Geral.

  • Jaru-SNCT_1
  • Jaru-SNCT_10
  • Jaru-SNCT_11
  • Jaru-SNCT_12
  • Jaru-SNCT_13
  • Jaru-SNCT_14
  • Jaru-SNCT_15
  • Jaru-SNCT_16
  • Jaru-SNCT_17
  • Jaru-SNCT_18
  • Jaru-SNCT_19
  • Jaru-SNCT_2
  • Jaru-SNCT_20
  • Jaru-SNCT_3
  • Jaru-SNCT_4
  • Jaru-SNCT_5
  • Jaru-SNCT_6
  • Jaru-SNCT_7
  • Jaru-SNCT_8
  • Jaru-SNCT_9
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página