Estudantes do Curso Técnico em Zootecnia do Campus Jaru realizam visita técnica guiada durante a 12ª EXPOJARU

Publicado: Terça, 17 de Setembro de 2024, 11h15 | Última atualização em Terça, 17 de Setembro de 2024, 16h27 | Acessos: 146

DSC 0433 1Os estudantes do 2º ano do curso Técnico em Zootecnia integrado ao ensino médio do Campus Jaru participaram de uma visita técnica ao espaço de Exposição de bovinos e equinos da 12ª ExpoJaru, realizada no parque de exposições da Cooperativa Agroindustrial de Jaru (Cooaja). A atividade foi realizada no dia 06 de setembro de 2024.

Além da visita técnica, também participaram de duas palestras ofertadas por fiscais estaduais agropecuários da IDARON voltadas às temáticas de qualidade de sementes e trânsito de animais.

A visita técnica foi guiada pela médica veterinária Ingrid Bromerschenkel, professora do curso de Medicina Veterinária do Campus Jaru. Também estiveram presentes alunos do curso de Medicina Veterinária do campus que são membros do Projeto Integrador de Atendimento Médico Veterinário a Animais de Produção no Estado de Rondônia, coordenado pela professora.

De início, os alunos foram direcionados até o galpão onde ficaram os zebuínos, onde a professora explanou sobre as características das raças Nelore e Tabapuã. Também puderam observar de perto os animais e conhecer mais sobre as acomodações do espaço onde ficam durante as exposições.

Em seguida, foram direcionados para a área dos equinos, onde os alunos puderam visualizar alguns cavalos das raças Quarto de Milha e Manga-larga marchador. Na oportunidade, a professora falou sobre a genética das pelagens, com demonstrações de tipos de pelagens e marcações. Dois cavalos foram utilizados para demonstração, acompanhados pelo profissional responsável.

Na sequência, os alunos foram direcionados até o estande do IFRO para o momento das palestras com os fiscais estaduais agropecuários da IDARON. A primeira palestra, intitulada “O veterinário no trânsito de animais”, com foco nas documentações necessárias para os animais adentrarem o parque de exposições. A segunda palestra, intitulada “Importância da qualidade de sementes para produção agropecuária”, foi ministrada pelo engenheiro agrônomo Éderson Dias da Silva.

Para a professora Ingrid “essas atividades de Dia de Campo são extremamente importantes para os alunos da área de Ciências Agrárias porque mostra um pouco do dia a dia que eles irão encontrar em suas vidas profissionais.”

Para a chefe do departamento de Extensão do campus, Camila Budim, “a visita técnica à Expojaru foi realizada por ser um excelente local para os alunos vivenciarem a aplicação dos conhecimentos adquiridos no curso frequentado.”

• DSC_0410_1
  • DSC_0411_1