Campus Jaru do IFRO participa da 12ª EXPOJARU
Durante os dias 04 a 07 de setembro de 2024 o Campus Jaru do IFRO esteve presente na 12ª ExpoJaru, feira do agronegócio que aconteceu no parque de exposições da Cooperativa Agroindustrial de Jaru (Cooaja) e reuniu diversas empresas e instituições voltadas ao comércio, negócios, educação, e outras áreas com o intuito de promover o desenvolvimento do comércio e economia local e regional, bem como promover atividades recreativas e culturais locais.
O estande do IFRO contou com a participação de projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão do curso de Medicina Veterinária, e representações dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio em Alimentos, Comércio, Zootecnia e o Curso Superior Bacharelado em Medicina Veterinária com apresentações dos alunos.
Além desses, teve a presença do Macro Projeto Escola do Chocolate com exposições de produtos. O curso de Medicina Veterinária foi apresentado à comunidade por meio de mostras científicas e panfletos, em que acadêmicos do curso recebiam os visitantes. O curso também foi representado pelos projetos de ensino, pesquisa e extensão coordenados pelos professores Ingrid Bromerschenkel e Jorge Pedro Rodrigues.
O projeto Integrador e o projeto GEAGP (Grupo de Estudos em Animais de Grande Porte), coordenados pela professora Ingrid Bromerschenkel, estiveram presentes nos dias 05 e 06/09. Por meio da extensão universitária, o Projeto Integrador visa a prestar atendimento médico veterinário com realização de consultas, exames e tratamentos de animais de produção cujos proprietários não disponham desse tipo de serviço. A equipe apresentou aos visitantes alguns dos seus equipamentos, instrumentais e materiais de consumo utilizados na prestação de serviço. Os atendimentos são realizados durante as aulas práticas das disciplinas de Clínica Médica de Equídeos e Clínica Médica de Ruminantes, e ocorre por meio de exame clínico do animal, que envolve a identificação do animal, histórico, anamnese, contenção física/química, exame físico geral, exame físico específico, exames complementares, diagnóstico, prognóstico, tratamento e prevenção.
O GEAGP, é um projeto que propõe atividades complementares que auxilia na diversificação dos métodos de ensino, inserindo o aluno como um dos agentes responsáveis pelo processo de aprendizagem no curso de graduação de Medicina Veterinária, dando ênfase aos Animais de Grande Porte (equinos e ruminantes).
O grupo movimentou o Estande com a “prova de laço” criando um momento de descontração que atraiu crianças e adultos com o mini boi, onde o competidor tinha que “laçar” o “boi” com uma corda. Os que conseguiram o feito puderam estourar um balão e ganhar o brinde. Como prêmios, foram distribuídos canetas, ecobags e bottons com a logomarca do projeto.
Para a professora Ingrid: “a participação dos projetos do curso de Medicina Veterinária durante a 12ª ExpoJaru é de suma importância porque ajuda a divulgá-los para a comunidade. o Projeto Integrador, por exemplo, tem a base do Ensino, Pesquisa e Extensão, mas a base mais forte é justamente a extensão, que é essa prestação de atendimento aos produtores, e durante a exposição conseguimos ter contato com esses produtores e eles passam a conhecer o projeto. Para os alunos é uma experiência acadêmica legal porque eles estão ali vivenciando o dia a dia de uma exposição e, futuramente, serão profissionais que estarão ajudando a promover este tipo de evento também”.
A aluna Ângela Cristina Ferraz, integrante do Projeto Integrador, falou sobre sua participação no projeto e a importância de ele estar presente neste evento: “é muito gratificante fazer parte de um projeto como o projeto integrador, que visa o atendimento dos animais de produção que necessitam de alguma intervenção médica veterinária, com isso além de aprendermos na prática, conseguimos dar um retorno para a comunidade como instituição de ensino, de forma gratuita e qualificada. E expor esse projeto para a comunidade possibilita que novos produtores possam ter acesso a esses atendimentos, ampliando a faixa de animais atendidos e facilitando o contato direto deles com a instituição de ensino do nosso município".
O Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Saúde Única - GEPESU, coordenado pelo professor Jorge Pedro Rodrigues, participou no dia 05/09 com a apresentação do projeto "Praticando Saúde Única: pela construção do conhecimento de uma forma envolvente, dinâmica e colaborativa". Foram apresentados jogos com vários temas de Saúde Única, entre eles teve-se o ciclo de vida do aedes aegypti e a doença da Larva Migrans Cutânea, conhecida popularmente como bicho geográfico. As ações do projeto têm como objetivo compartilhar informações acerca da saúde única para a comunidade interna e externa de forma envolvente, dinâmica e colaborativa, por meio de jogos interativos que abordam temas sobre as principais zoonoses de importância em saúde única, tutoria responsável e bem-estar animal.
Os alunos dos cursos técnicos em Alimentos, Comércio e Zootecnia também estiveram presentes para representar seus cursos e falar sobre suas vivências enquanto alunos do IFRO. Alunas voluntárias selecionadas pela Coordenação do curso de Medicina Veterinária também estiveram presentes dando apoio e ficaram responsáveis por guiar os visitantes na observação de amostragem de insetos e parasitos, proporcionando um momento de aprendizagem e vivência da experiência das práticas de laboratório aos visitantes. Os estudantes também auxiliaram na distribuição de folders e na apresentação das amostras de anatomia animal que fazem parte do laboratório de anatomia do campus.
O projeto Escola do Chocolate esteve presente durante os quatro dias de participação do IFRO no evento com a apresentação sendo realizada pelos colaboradores bolsistas e pelas professoras Marília Assis e Regiane Pandolfo. A equipe se dedicou a apresentar a origem do projeto, o processo de produção do cacau desde o grão até a produção do Chocolate, em todas as etapas de fabricação. Também foram apresentadas amostras dos grãos e disponibilizados chocolates em diferentes formulações para degustação. No último dia de participação, a professora Marília e a bolsista do projeto e egressa do curso técnico em Alimentos, Susyeidy Sanches, foram convidadas a falar sobre o Projeto no palco principal do evento, proporcionando uma importante oportunidade de divulgação e visibilidade ao projeto.
Para a Chefe do Departamento de Extensão do campus, Camila Budim: "O processo educativo precisa ser cultural, social, científico e tecnológico e a extensão atende essa perspectiva ao promover a interação entre as instituições, os segmentos sociais e o mundo do trabalho. A participação do Campus Jaru no evento foi uma ação extensionista compreendida como uma prática acadêmica que interliga a própria Instituição nas suas atividades de ensino e pesquisa com as demandas das comunidades contribuindo para a formação de um profissional cidadão que se firma junto à sociedade para a produção e difusão do conhecimento, priorizando a democratização do conhecimento e o desenvolvimento social e econômico nas regiões de abrangência do Campus Jaru. As comunidades, que estão sendo beneficiadas pelos projetos, percebem o quanto é importante ações extensionistas para atendimento e apoio especializado por profissionais de áreas específicas. E a troca de experiências entre os acadêmicos e a comunidade propicia a melhor compreensão da realidade dos envolvidos com suas dificuldades específicas. A participação dos alunos e professores no evento possibilitou a integração entre professores, alunos, comunidades, empresas e profissionais, bem como o desempenho do papel social da Extensão junto à comunidade”.
O Diretor-Geral do Campus Jaru, professor Renato Delmonico, enfatiza a importância da participação do campus neste evento: “a participação do IFRO Campus Jaru na 12ª ExpoJaru reforçou nosso compromisso com a comunidade, por meio da divulgação de nossos cursos, projetos institucionais e trabalhos integradores realizados por servidores e alunos. Esta ação de extensão demonstra o potencial de desenvolvimento e as diversas iniciativas que nossa unidade realiza e que ainda pode promover, contribuindo diretamente para o crescimento local e regional, aproximando o conhecimento acadêmico das necessidades da nossa comunidade”.
Redes Sociais