Projetos do Campus Jaru são apresentados na Rondônia Rural Show Internacional 2024 em Ji-Paraná
Durante os dias 22 a 24 de maio, o Campus Jaru do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) teve projetos apresentados na Rondônia Rural Show Internacional 2024, evento que acontece anualmente no município de Ji-Paraná e é considerado a maior feira de agronegócios da Região Norte.
O Departamento de Extensão (DEPEX) do Campus Jaru, em parceria com o DEPEX do Campus Ji-Paraná, promoveu a participação de servidores e alunos no evento com exposições e apresentação de Projetos de ensino, pesquisa e extensão. Os projetos foram apresentados no estande do IFRO, que contou também com apresentação de projetos desenvolvidos por outros campi.
Sob a coordenação da Professora Ingrid Bromerschenkel, o curso de Medicina Veterinária se fez presente com os alunos que fazem parte do Projeto Integrador, que visa, por meio da extensão universitária, prestar atendimento médico veterinário com realização de consultas, exames e tratamentos de animais de produção cujos proprietários não disponham desse tipo de serviço.
A equipe de trabalho composta por acadêmicos do curso de Medicina Veterinária apresentou aos visitantes alguns dos seus equipamentos, instrumentais e materiais de consumo utilizados na prestação de serviço. Os atendimentos são realizados durante as aulas práticas das disciplinas de Clínica Médica de Equídeos e Clínica Médica de Ruminantes, e ocorre por meio de exame clínico do animal, que envolve a identificação do animal, histórico, anamnese, contenção física/química, exame físico geral, exame físico específico, exames complementares, diagnóstico, prognóstico, tratamento e prevenção.
Para a aluna Dayane Farias da Silva, bolsista do Projeto Integrador, a participação no evento foi “de grande importância para minha vida profissional, foi uma grande honra e oportunidade única em poder participar e representar a instituição. Assim como a feira tem grande importância na formação dos alunos, pois nos dá a oportunidade de conhecer profissionais e aumentar a nossa network”.
O Curso Técnico em Alimentos apresentou dois trabalhos tendo como base o desenvolvimento de produtos oriundos do cacau. Sob a supervisão da Professora Lércia Martins, alunos do curso apresentaram o projeto “Elaboração de uma bebida probiótica do mel de cacau com Lactobacillus casei”, com o objetivo de produzir produtos derivados do cacau e usar o mel de cacau substituindo o leite e/ou derivados lácteos por água ou outros alimentos provenientes ou não do próprio cacau, sendo o foco principal do trabalho a fermentação pela bactéria láctea Lactobacillus casei oriunda do bioma amazônico, para uso direto na formulação da bebida.
Com o acompanhamento da Professora Jéssica Nascimento, também foi apresentado o projeto “Produção de uma bebida carbonatada a partir do xarope de cacau”, cujo objetivo é reaproveitar a polpa do fruto, obtendo-se o suco (mel) do cacau, na formulação de uma bebida carbonatada. O intuito é produzir um xarope composto, rico em minerais, vitamina C e flavonoides, que atenda às exigências dos consumidores, como sabor diversificado e agregar valor a um resíduo.
A aluna Clara Vitória Souza, do 2º ano do curso, uma das estudantes a apresentar o projeto durante o evento, falou sobre experiência como membro do projeto e suas expectativas. “Estou muito confiante no projeto em andamento. Observando avanços significativos nas pesquisas e confiante no sucesso da bebida carbonatada. Acredito firmemente que estamos no caminho certo, e estou ansiosa para ver os frutos desse trabalho colaborativo”, disse.
O Projeto Escola do Chocolate também esteve presente durante os dias 22 a 24 com a participação de alunos bolsistas e colaboradores do projeto, sob a supervisão da Professora Marília Assis. Durante a participação, foi apresentado todo o processo de fabricação do chocolate realizado por eles no Laboratório de Alimentos do campus, bem como todas as etapas que compõem esse processo, as diferentes formulações, além de demonstrar a finalidade do Projeto no contexto da produção local de cacau e fabricação de chocolate.
Ao final das exposições, eram oferecidas amostras do chocolate nas formulações 46%, 70% e 80% cacau aos visitantes para degustação. O Projeto também foi apresentado pelo Professor Renato Delmonico no “Espaço Inovação”, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Rondônia para exemplificar alguns casos de sucesso de trabalhos envolvendo a produção de Cacau e seus derivados.
O aluno Valdenor Junior Nascimento, do 3º ano do curso Técnico em Alimentos e bolsista do Projeto Escola do Chocolate, também falou sobre sua participação. “Para mim, como estudante do 3° ano e bolsista do projeto, foi uma oportunidade única, em que pude saber mais sobre o funcionamento do projeto. Foi de imenso aprendizado para mim como discente, pois adquiri conhecimentos sobre novas áreas. Só tenho a agradecer por essa oportunidade que o IFRO vem me proporcionando", comentou.
Para a Coordenadora do Departamento de Extensão do Campus Jaru, Camila Budim Lopes, “proporcionar a participação dos alunos num evento como a Rondônia Rural Show impulsiona o desenvolvimento de atividades de extensão, atingindo o propósito de produzir, sistematizar e divulgar conhecimentos, tecnologias e bens culturais. Parabenizo todos os servidores e alunos da unidade pela participação no evento e pelo desenvolvimento de práticas extensionistas voltadas às demandas da comunidade, sempre contribuindo para o desenvolvimento profissional e da sociedade, e preservando a indissociabilidade do ensino e pesquisa”, finalizou a servidora.
O Diretor-Geral do Campus Jaru, Professor Renato Delmonico, que acompanhou a exposição dos projetos, falou sobre a importância da participação dos alunos exposição dos projetos no evento. “A participação do campus na Rondônia Rural Show em Ji-Paraná visa destacar a prestação de serviços, a inovação e o potencial da instituição. Desde a produção de bebidas carbonatadas a partir do xarope de cacau até a prestação de atendimento médico veterinário a animais de produção, passando pela Escola do Chocolate e a elaboração de uma bebida probiótica do mel de cacau, o IFRO demonstra seu compromisso com o desenvolvimento regional e a promoção da ciência e tecnologia. Esses projetos não apenas representam o talento e a dedicação dos estudantes e professores, mas também oferecem soluções concretas para desafios locais, contribuindo para o avanço econômico e social de Rondônia”, destacou.
Redes Sociais