Grupo de Estudos Hispano-Americanos do Campus Jaru realiza palestra e oficina de pintura

Publicado: Quinta, 21 de Março de 2024, 09h25 | Última atualização em Quinta, 21 de Março de 2024, 10h41 | Acessos: 185

Oficina Jaru 1O Grupo de Estudos Hispano-Americanos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (GEHA/IFRO), Campus Jaru, realizou uma atividade com palestra e pintura de telas voltada aos alunos e comunidade externa. A ação foi no último dia 14 de março, como projeto de extensão, realizado no pátio do campus.

Iniciativa dos Professores David Rafael Sampaio, Hendy Barbosa e Osvaldo Homero, o projeto promove encontros mensais para abordar e discutir temas relevantes dentro do contexto hispano-americano. As atividades do encontro contaram com a participação de alunos e participantes da comunidade externa, e tiveram início com uma palestra ministrada pelo Professor de Artes do campus, Hendy Barbosa, que abordou temáticas artísticas, literárias e musicais no contexto hispano-americano, citando diferentes gêneros musicais e suas características e, também, importantes artistas hispano-americanos, suas obras e sua influência no contexto artístico mundial.

Em seguida, foi realizada a oficina de pintura em tela com aquarela, inspirada na cultura “Diaguita”, relativa a povos indígenas nativos do Chile e da Argentina. A ideia era criar quadros com inspiração própria a partir de alguns traços artísticos apresentados como modelo. A atividade prática foi proposta por alunos do 3° ano do Curso Técnico em Segurança do Trabalho, participantes do projeto.

Isabelly de Souza Araújo, do 1° ano do Curso Técnico em Alimentos, comenta que “a atividade prática foi muito interessante, poderia ter mais vezes esse tipo de atividades, gostei demais”. Para Isadora de Almeida Silva, do 3º ano do Curso Técnico em Comércio, “foi muito legal trabalhar a teoria e a prática, muito legal mesmo, achei muito interessante a arte Diaguita”.

O Professor de Língua Espanhola e Coordenador do projeto, Osvaldo Homero, considera que “o estudo cultural dos países hispano-americanos permite e oportuniza as possibilidades de conhecer outras fronteiras culturais e, com isso, aumentar o conhecimento artístico que países vizinhos podem aportar no processo de aprendizagem dos participantes”.

As reuniões do Grupo de Estudos Hispano-Americanos acontecem mensalmente e são abertas à comunidade interna e externa.

• Oficina-Jaru_1
  • Oficina-Jaru_2