NAPNE do Campus Jaru realiza ações com os alunos no início de semestre

Publicado: Sexta, 08 de Março de 2024, 11h23 | Última atualização em Sexta, 08 de Março de 2024, 11h24 | Acessos: 307

Jaru CAPACITAÇÃO DOS BOLSISTAS 2O Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Napne/IFRO) do Campus Jaru realizou oficinas nas turmas dos cursos técnicos e de graduação e atividades de capacitação com os alunos contemplados com as bolsas do Edital de Mediadores de Inclusão Educacional.

Durante os dias 21/02 e 27/02 foram realizadas oficinas em todas as turmas ingressantes dos cursos técnicos integrados e a turma ingressante de graduação em Medicina Veterinária com o objetivo de conscientizar os alunos quanto à necessidade de conviver com as diferenças em sala de aula e na comunidade em geral. Nas atividades, a Coordenadora do Napne, Marcela Regina Stein dos Santos, e a Psicopedagoga Camila Brandão, colaboradora terceirizada do campus, apresentaram o Núcleo, falaram sobre as ações e atendimentos realizados por meio dele e utilizaram textos e dinâmicas de grupo para trabalhar a temática do respeito às diferenças.

A intenção das oficinas, de acordo com a Coordenadora, é fazer não apenas o acolhimento aos alunos que serão atendidos, mas também preparar os colegas de sala para acolher estes alunos e entender a necessidade de se trabalhar metodologias diferentes com eles. Sobre os objetivos de realizar a oficina, Marcela afirmou considerar “de extrema importância o Napne fazer esse trabalho de ir passar informação, apresentar para os alunos que estão entrando na instituição que nós temos um Núcleo responsável pela acessibilidade que dá apoio aos alunos que necessitam e sensibilizá-los para que eles acolham os colegas na sala”.

“Quando o aluno verificar que está sendo aplicada uma estratégia diferenciada com o colega de sala, ele vai saber que nós estamos tornando aquele processo acessível, porque, caso algum aluno atendido precise de um apoio, serão utilizadas estratégias e metodologias que atendam às suas necessidades”, completou.

Já no dia 05/03 foi realizada a capacitação com os alunos contemplados pelo Edital nº 05/2024. O edital visou à seleção de estudantes dos cursos técnicos e de graduação do Campus Jaru para atuar como mediadores de inclusão educacional no processo de ensino e aprendizagem de alunos com Necessidades Educacionais Específicas atendidos pelo Napne. Os bolsistas participantes da atividade receberam as informações sobre quais alunos serão atendidos por cada bolsista e as atividades cotidianas de apoio às atividades educacionais que serão desenvolvidas.

O Diretor de Ensino do campus, Michael Marçal dos Reis, que realizou o acolhimento dos bolsistas, explicou que “nos últimos anos a Direção de Ensino tem defendido e apoiado que nossos alunos tenham acesso a condições de ensino e aprendizagem que promovam a inclusão de todos. Com suporte da equipe de apoio ao ensino e com o comprometimento dos professores, temos visualizado uma instituição empenhada com a inclusão. A partir desta reunião os alunos selecionados para monitoria vão desenvolver um trabalho incrível, pois irão auxiliar seus colegas com a rotina de estudos e de socialização. Essa atividade valoriza os laços de parceria e reforça o quão comprometido o Campus Jaru está com a formação dos alunos para uma sociedade mais justa e solidária”.

Maria Angélica Vieira Netto cursa Medicina Veterinária e foi contemplada com a bolsa. Ela falou sobre o treinamento ofertado pelo Napne e sua experiência com o desenvolvimento do trabalho de mediadora de inclusão educacional. “O edital de mediação desenvolvido pelo Napne é de suma importância para a integração e desenvolvimento dos alunos atendidos, e também dos mediadores. Sou monitora desde o ano de 2021 e ao longo destes anos ser mediadora agregou muito no meu crescimento pessoal e acadêmico. As capacitações desenvolvidas no início do ano letivo pelo Napne são essenciais para ter conhecimento de quais são os critérios que devemos abordar nos atendimentos e também para conhecermos o aluno que iremos acompanhar ao longo do ano. Diante disso, ser mediadora é uma tarefa que demanda empatia, organização e dedicação. Entretanto, os resultados são recompensadores”.

• Jaru_-_BOLSISTAS_MEDIADORES_DE_INCLUSÃO
  • Jaru_-_CAPACITAÇÃO_BOLSISTAS_NAPNE_1