Campus Jaru impulsiona educação com robótica e física lúdica

Publicado: Segunda, 09 de Outubro de 2023, 12h52 | Última atualização em Segunda, 09 de Outubro de 2023, 12h52 | Acessos: 463

jaru4Na busca constante pela excelência educacional e a promoção do aprendizado prático, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Jaru, consolidou mais uma etapa do projeto de extensão “Criação de um minilaboratório de física: prototipagem de peças compatíveis com LEGO”. A ação foi desenvolvida na Escola Família Agrícola de Jaru, envolvendo 56 alunos.

Coordenada pelo Professor de Física, Reginaldo Lima Gomes, a iniciativa conta com a participação dos estudantes do IFRO Jaru: Carlos Eduardo Aguiar Nascimento, Letícia Soares da Cunha, Loraine Fidelis Brito, Lucas Filipe Santos Gonçalves e Rayla Carbonera Santos, que se envolveram ativamente em todas as etapas do projeto, desde o planejamento até a execução das atividades.

“O principal objetivo desse projeto é difundir conhecimento e despertar o interesse dos jovens pela tecnologia e pela física de forma lúdica e envolvente. Uma etapa fundamental desse projeto foi realizada no dia 05 de outubro de 2023 na Escola Família Agrícola Dom Antônio (EFA-DA), localizada na linha 623 em Jaru-RO, onde a emocionante atividade de robótica foi conduzida”, conta o docente.

Os estudantes participantes puderam vivenciar a integração entre robótica e física, construindo um robô controlado por seus próprios celulares. No decorrer da atividade, o robô, inicialmente operando em baixa velocidade, passou por modificações, permitindo aos alunos entenderem e experimentarem, na prática, os princípios das transmissões de movimento entre engrenagens.

Reginaldo expressou sua gratidão ao ver a satisfação dos alunos, ao perceberem o poder de construir e dar movimento a um robô. “O fascínio e a surpresa estampados nos rostos dos alunos durante o início do movimento do robô refletem o impacto positivo da experiência”, destacou. Ele ainda ressaltou que muitas vezes a tecnologia pode parecer distante, mas em apenas duas horas de atividade, os estudantes compreenderam o quão encantador é mergulhar nessas atividades.

Ao receber a equipe do IFRO, a Supervisora de Ensino Josineide Vieira Malavace Marquiori elogiou a iniciativa em trazer a tendência da tecnologia robótica para os alunos. Destacou que a atividade proporcionou descontração e interação entre os estudantes, ressaltando a relevância da robótica também para a agricultura, que é o foco da escola. Josineide também enfatizou a importância da criatividade e do impulso na busca por aprimoramento, incentivando os alunos a explorar e aplicar tecnologia na área agrícola.

Na avaliação dos executores do projeto, o Campus Jaru continua empenhado em promover iniciativas que enriqueçam o aprendizado e incentivem o desenvolvimento dos estudantes, consolidando-se como referência no ensino técnico e tecnológico na região. “Esse projeto representa um passo significativo na educação da região, integrando o conhecimento teórico com a aplicação prática, além de despertar o gosto pela tecnologia e pelas ciências exatas nos jovens, preparando-os para um futuro cada vez mais digital e desafiador”, finaliza o Professor Reginaldo.

• jaru1
  • jaru10