Renato Delmonico toma posse para a Gestão 2023-2027 no Campus Jaru
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) realizou a cerimônia de posse do Professor Renato Delmonico, Gestão 2023-2027 do Campus Jaru, no dia 18/8, na ACIJ (Associação Comercial e Industrial de Jaru).
Em seu agradecimento a todos que contribuem com apoio de diversas formas, o Diretor-Geral do Campus Jaru, Renato Delmonico, relembrou que os 7 anos de implantação foram marcados por desafios e oportunidades de crescimento. “Com humildade encaramos as nossas falhas e celebramos os nossos sucessos, sempre em busca da melhoria contínua. Quando recebi o convite para auxiliar na unidade Jaru, havia muitas incertezas e muitas expectativas. Não havia prédios e servidores. Nem sabíamos que cursos iriamos oferecer inicialmente. Mas num olhar otimista visualizamos esse cenário como de possibilidades. A cidade nos acolheu de uma forma muito carinhosa, e em resposta trabalhamos incansavelmente para criar um centro de excelência, e continuaremos trabalhando. Na construção do campus, novos servidores foram chegando e fomos construindo uma história com a comunidade. E foi esse contexto que me fez tomar a decisão de continuar aqui e crescer junto com o Campus Jaru”, destacou o gestor, informando que eles saíram de um curso em 2016 para os 8 atuais, em que em breve alcançarão mil alunos matriculados.
O Reitor do Instituto Federal de Rondônia, Moisés José Rosa Souza fez o destaque de que educação não se faz de forma individual, se faz com parceiros, por isso agradeceu às parcerias presentes. Falou da importância da educação e de que no futuro, serão os alunos de agora que ocuparão os espaços ali representados, para tanto, fez um pedido: “precisamos de apoio de todos para que consigamos a vocês alunos e alunas a melhor formação possível. Como eu disse, não erra quem apoia a educação”.
“Todos nós temos um objetivo fundamental, fazer que a sociedade rondoniense tenha a melhor educação possível. Se o Instituto Federal fosse um país, seria um país de primeiro mundo, dada a qualidade da educação que oferta. Do Instituto Federal não saem alunos e alunas formados, saem profissionais, saem pessoas para fazer a diferença na sociedade”, discursou o Reitor.
Representando a comunidade acadêmica, o estudante Fábio Luiz Montilha Santos, secretário-geral do Grêmio Estudantil DNA, falou sobre a experiência democrática vivida nos Institutos Federais, com a participação de todos nas escolhas de representantes. Sobre as expectativas para o novo período, comentou sobre a necessidade de se continuar a fortalecer o grêmio estudantil, dentro do ambiente seguro da instituição.
O Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no município de Jaru (OAB Rondônia), Rooger Taylor Silva Rodrigues, destacou que a posse era a de um diretor comprometido e incansável, que desenvolvia suas ações com humildade e amor pelo trabalho. Para o representante da OAB, a eleição do Professor Renato mostra que Jaru está no caminho certo: “a OAB continua parceira. A OAB está ali de portas abertas no que precisar, como uma autarquia federal também, estamos aí para somar sempre”, afirmou.
Em sua fala, o Deputado Federal Lucio Antonio Mosquini relembrou de sua trajetória estudantil e participação nos espaços representativos discentes e que por isso tinha sempre alegria e emoção em participar das atividades do IFRO. “Esse é um momento histórico para nós, porque estamos reafirmando: IFRO nós te queremos em Jaru. IFRO nós queremos crescer com você no Jaru” concluiu Lucio Mosquini.
Também estavam na mesa de honra o Prefeito João Gonçalves Silva Júnior e o Presidente da Câmara de Vereadores de Jaru, Ilson Félix. “Vemos os resultados que o Campus Jaru vem alcançando dia após dia. Desejo sucesso ao novo mandato e coloco o poder municipal à disposição para continuidade das parcerias”, enfatizou o Prefeito de Jaru.
Nomeação
Renato Delmonico foi nomeado pela Portaria 1.143, de 15/6/2023, publicada no Diário Oficial da União, para exercer o Cargo Comissionado de Diretor-Geral do Campus Jaru, de acordo com as disposições da Lei 8.112/90.
Filho dos agricultores Geraldo e Lenira, esposo da Professora Renata Cristina, e pai da Maria Luiza e da Lívia, Renato Delmonico possui 40 anos, é bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), pós-graduado em (MBA) Gestão de Instituições Públicas pelo IFRO, pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Cruzeiro do Sul e Mestre em História pela Universidade Estadual de Maringá.
Ingressou no Instituto Federal de Rondônia em fevereiro de 2009, atuando nos Campi Ji-Paraná, Vilhena e Jaru, respectivamente. Dentro do âmbito do IFRO, além do trabalho docente, atuou na gestão nas seguintes áreas: Coordenador de Pesquisa e Inovação; Coordenador de Assistência ao Educando; Chefe do Departamento de Extensão; Chefe do Departamento de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação; Diretor-Geral substituto do Campus Vilhena; Membro do Comitê de Ética na Pesquisa (CEPI); Membro do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (CEPEX); Membro do Conselho Superior do IFRO; Diretor-Geral do IFRO Campus Vilhena; e desde 2016, Diretor-Geral pro tempore do IFRO Campus Jaru.
O campus
O Instituto Federal de Rondônia surge na cidade de Jaru em 2012, com a implantação do Polo de Educação a Distância, e a oferta de quatro cursos de Formação Inicial: Alimentação Escolar, Infraestrutura Escolar, Multimeios Didáticos e Secretaria Escolar. Com essa implantação, a comunidade de Jaru demonstrou interesse em implantar uma unidade presencial na cidade, e dessa forma, representantes do IFRO e gestores da prefeitura realizaram reuniões e audiências públicas que culminaram na doação de um terreno ao IFRO, concretizado por meio da Lei Municipal nº 1974/2014.
Por fim, em maio de 2016, foi autorizada pela Portaria 378 a criação de mais uma unidade do IFRO – o Campus Avançado Jaru. Neste mesmo ano, foi dado início à construção da sede do campus, sendo, inicialmente, um bloco com 3 salas de aula e 2 banheiros. Em 2018, o Campus Jaru passou a oferecer os seguintes cursos: Técnico em Comércio Concomitante e Subsequente; Técnico em Segurança do Trabalho Concomitante, Subsequente e Integrado ao Ensino Médio; Técnico em Alimentos Concomitante Mediotec e Integrado ao Ensino Médio e Técnico em Cooperativismo.
Já no ano de 2019, seguindo uma tendência regional e tendo por base pesquisas de demanda local, expande a oferta de cursos no eixo agropecuária, e passou a ofertar: Bacharelado em Medicina Veterinária e Técnico em Agronegócio Subsequente ao Ensino Médio. No mesmo ano foi lançado o primeiro curso de Pós-Graduação Lato Sensu em MBA de Gestão de Instituições Públicas em parceria com o IFRO Campus Zona Norte.
Atualmente, o Campus Jaru, possui uma equipe de 65 servidores, sendo 36 docentes efetivos, 11 docentes substitutos e 18 técnicos administrativos em educação. E um total de 835 alunos, considerando os cursos de formação inicial e continuada, cursos técnicos, de tecnologia e graduação, e com as matrículas em andamento deste segundo semestre de 2023 a unidade ultrapassará a marca de 1 mil matrículas.
A unidade oferta atualmente os cursos técnicos em Administração, em Alimentos, em Comércio, em Segurança do Trabalho e em Zootecnia, mais os tecnólogos em Gestão Comercial e em Gestão Pública e o Bacharelado em Medicina Veterinária, além dos cursos de formação inicial e continuada em diversas áreas. Bem como desenvolve diversos projetos de ensino, pesquisa e extensão, e participa de projetos estratégicos a nível estadual, como a Escola do Chocolate.
A estrutura física da unidade continua a crescer e em seu Plano de Desenvolvimento Institucional está previsto novos cursos técnicos, de graduação e pós-graduação para aumentar ainda mais a gama de atendimento a comunidade com cursos públicos, gratuitos e de qualidade, alinhados com os arranjos produtivos locais e contribuindo dessa forma com o desenvolvimento local e regional.
Redes Sociais