Editais publicados por Jaru preveem bolsas para público do próprio campus

Publicado: Segunda, 17 de Abril de 2023, 14h08 | Última atualização em Segunda, 17 de Abril de 2023, 14h08 | Acessos: 417

Campus Jaru 2 Dois editais internos estão abertos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Jaru. As seleções são de propostas de projetos de ensino com bolsas para discentes do ensino médio e superior e de bolsas para atuarem nas demandas relacionadas à oferta de cursos EaD (Educação a Distância).

Os servidores da unidade podem se candidatar a uma vaga para Professor Mediador da área de Administração, em que é preciso ter diploma de conclusão de curso superior em Administração. A inscrição deve ser efetuada pelo formulário eletrônico até dia 23/4. É preciso preencher todos os dados solicitados e anexar a documentação comprobatória em cada item. O valor da bolsa destinada a Professor Mediador a Distância é de R$ 16,25/h, e o edital prevê atuação de 20 horas semanais. Para ler o Edital 20/2023/Jaru-CGAB/IFRO completo, clique aqui.

O outro edital aberto é o coordenado pela Diretoria de Ensino, com Seleção de Propostas de Projetos de Ensino com bolsas para discentes do Ensino Médio e Superior do Campus Jaru. Serão selecionados até 5 projetos de ensino que atendam aos critérios do edital.  O período para submissão de propostas será de 15/05 a 15/12/2023. Para ler o Edital 19/2023/Jaru-CGAB/IFRO completo, clique aqui.

Segundo o edital, o auxílio das bolsas aos estudantes é destinado à manutenção e melhoria das atividades necessárias ao desenvolvimento do projeto de ensino. Somente serão aprovados projetos que incluam a participação de discentes. Podem propor projetos de ensino servidores docentes e/ou técnico-administrativos do Campus Jaru. Cada projeto deverá obrigatoriamente prever 1 coordenador(a) e 1 participante estudante-colaborador(a) bolsista, sendo facultada a participação de até 2 servidores-colaboradores e de até 3 estudantes voluntários por projeto.

Os Projetos de Ensino caracterizam-se pelo desenvolvimento de atividades educativas extracurriculares que tenham por objetivo promover o aprofundamento e/ou melhoramento do processo de ensino e de aprendizagem, bem como a ampliação das possibilidades de permanência e êxito dos estudantes de cursos técnicos de nível médio e de graduação. Nesta modalidade de projeto, devem ser contemplados pelo menos uma das seguintes atividades educativas: projetos interdisciplinares e/ou integradores; cursos de nivelamento; aulas de reforço; cursos preparatórios para competições acadêmicas (olimpíadas do conhecimento e competições acadêmicas ou tecnológicas); cursos preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e afins; ação de assessoramento discente; e outras práticas inovadoras de ensino.

A vigência é de 7 meses ininterruptos, compreendidos entre 15 de maio e 15 de dezembro de 2023. São disponibilizados R$ 16.100,00 na forma de bolsa auxílio para alunos vinculados nos projetos de ensino, a ser rateado entre os 5 projetos aprovados, por faixa, respeitando o limite orçamentário por projeto (individual), da seguinte forma: na faixa I serão 3 projetos com 1 bolsa de R$ 300,00 para alunos de cursos integrados, totalizando R$ 6.300,00 de investimento. E na faixa II serão 2 projetos com 1 bolsa de R$ 700,00 para alunos bolsistas de cursos superiores, totalizando R$ 9.800,00 de investimento.

registrado em: ,