Estudante do Técnico em Alimentos do Campus Jaru conquista medalha de bronze na OBMEP

Publicado: Quarta, 23 de Março de 2022, 10h47 | Última atualização em Quarta, 23 de Março de 2022, 10h47 | Acessos: 977

obmep 16 edicaoO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Jaru, teve uma aluna ganhadora de medalha de bronze na 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) – Nível 3. A agora egressa Kawani Maimone Cardoso dos Santos participou da prova no ano passado, durante o 3º ano do Curso Técnico em Alimentos Integrado ao Ensino Médio. A orientação dos participantes do Campus Jaru foi realizada pelo Professor de Matemática, Marcelo Moises Corilaço.

Há dois anos, no início da pandemia, em seu segundo ano no IFRO, Kawani traçou a meta de tirar 100 em todas as notas de matemática de cada bimestre, ganhar uma medalha da OBMEP e estudar para conquistar uma vaga na universidade pública. Foi assim que estudou 1 ano e 9 meses com esse objetivo firmado, mesmo no início não tendo muito conhecimento em relação à matemática.

“No primeiro ano do ensino médio não tinha muita noção de matemática básica, mas o professor Marcelo não deixou por isso, e fazia umas competições em sala de aula para incentivar os alunos a estudarem e foi isso que realmente ajudou a mudar meu ponto de vista sobre matemática. E o que me fez estudar para o Enem foi a própria OBMEP, porque criei disciplina. No princípio eu queria ganhar os 100 reais que a OBMEP oferta todo mês. Mas hoje vejo o quanto a OBMEP mudou o rumo da minha história. Consegui nota 100 em todos os bimestres, uma vaga na Universidade Federal de São Paulo por meio do Enem. E o principal, a minha medalha da OBMEP. Eu fico muito grata e feliz com esse resultado. Vejo o quanto isso mudou a minha vida”. Em 2020, a aluna estava cursando o 2° B de Alimentos e, em 2021, o 3°B. “Já é evidente que não é fácil ser aluna do IFRO e ainda mesclar estudo do IFRO com uma olimpíada e o estudo para o Enem”, resume a agora acadêmica de Direito.

Devido à pandemia, a disputa da OBMEP de 2020 só ocorreu em 2021, explica o Professor Marcelo. A primeira fase foi remota no Campus Jaru e a segunda fase foi presencial (por ser nacional). Outra informação do docente é que a bolsa de incentivo que os medalhistas podem receber é por serem convidados para participar do Programa de Iniciação Científica (PIC).

Segundo informações da OBMEP, o PIC é um programa que coloca os alunos em contato com os aspectos da Matemática que não são vistos em sala de aula, ampliando o conhecimento científico e preparando para um futuro desempenho profissional e acadêmico. No programa há encontros presenciais e estudos on-line. Para participar do PIC os alunos receberão auxílio material didático.

OBMEP

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Na 1ª fase da 16ª edição foram 53.375 escolas participantes, com 17.774.936 alunos inscritos. Destes, 566.285 alunos passaram para a segunda fase da competição.

registrado em: ,