Curso Técnico em Zootecnia do Campus Jaru contribuirá com desenvolvimento regional
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Jaru, recebeu o lançamento de um novo curso técnico de nível médio na unidade, a ser ofertado na área de Zootecnia. A expectativa é de que formação contribua ainda mais com o desenvolvimento de Jaru e municípios da região, que possuem vocação em atividades agropecuárias no estado. A cerimônia realizada no dia 3 de setembro ficou gravada no canal do YouTube do IFRO: https://www.youtube.com/watch?v=z4ErBJxstSI.
O Reitor do Instituto Federal de Rondônia, Uberlando Tiburtino Leite, enfatiza que é compromisso institucional continuar contribuindo com o desenvolvimento de Rondônia: “qualificamos mais de 14 mil pessoas no ano passado, com número de matriculados ultrapassando 40 mil pessoas no estado, sendo 80% em cursos técnicos”.
O Prefeito do Município de Jaru, João Gonçalves Silva Júnior, realçou em sua fala a oferta do curso de Medicina Veterinária IFRO em Jaru, demonstrando que o IFRO é uma instituição pública de educação de qualidade. “O Curso Técnico em Zootecnia é mais um passo no desenvolvimento da nossa educação”, afirmou. Para ele, agora o próximo passo é a oferta de um curso superior na área.
O Deputado Federal Lúcio Mosquini também disse que o foco é trazer para Jaru a graduação em Zootecnia, destacando que é capacitação técnico-profissional para a comunidade e que as obras em andamento no campus contribuirão para abrigar mais alunos. “O desafio é o curso técnico chegar ao curso superior no município, que é uma potência econômica e precisa sustentar esse cenário para o futuro”. O projeto, segundo ele, é que o IFRO Campus Jaru se torne um centro de Ciências Agrárias, comportando cursos que aumentem o suporte ao desenvolvimento da agricultura e da pecuária na região.
No discurso do Senador Marcos Rogério, ele afirma ser um entusiasta do papel preponderante que o Instituto Federal de Rondônia exerce e que isso se deve, sobretudo, à capacidade de gestão e à visão empreendedora do reitor e do corpo técnico do IFRO. “O Instituto Federal faz sua interação com a sociedade buscando se conectar com as vocações e potencialidades regionais. Não forma mão de obra aqui para depois de formado precisar mudar para outro estado, mas forma para que seja aproveitada perto de casa, perto da família, melhorando a qualidade de produção e o ambiente profissional da região onde está inserido”, afirmou.
Já o Presidente da Câmara de Vereadores de Jaru, Luís do Hospital, convocou a comunidade: “vamos aproveitar o curso no nosso município, porque Jaru é um polo universitário”. Entre as autoridades presentes no evento estavam o Prefeito de Vale do Anari, Anildo Alberto; o Vice-Prefeito de Jaru, Jeverson Lima; o Prefeito de Governador Jorge Teixeira, Gilmar Tomaz, e outros convidados que prestigiaram a solenidade.
Novos espaços em construção
No evento foi feita a apresentação da infraestrutura institucional da unidade: dez salas de aula, uma biblioteca, um laboratório de biologia, um laboratório de química, um laboratório de alimentos, um laboratório de segurança do trabalho, um laboratório de anatomia veterinária, um laboratório de informática, cinco salas administrativas, uma sala de professores, um pátio de convivência e seis blocos de banheiros.
“Começamos com 40 alunos em 2016, toda essa estrutura feita para eles, e chegamos em 2020 a mais de 1.100 alunos atendidos em ensino presencial e EaD”, relembrou o Diretor-Geral do Campus Jaru, Renato Delmonico.
Conforme Renato, a oferta do Curso Técnico em Zootecnia irá representar “mais uma opção de capacitação e qualificação para os nossos jovens e para toda a comunidade de Jaru” e completou: “o curso está alinhado com os arranjos produtivos locais. É um profissional que vai atender a uma demanda que realmente existe, o curso que vai contribuir com o desenvolvimento local”. O Diretor-Geral fez apresentação sobre o campus, apresentou o novo Curso Técnico em Zootecnia e, ao final, mostrou as futuras obras na unidade.
Campus Jaru
O Campus Jaru conta com 614 alunos com matrícula ativa e 55 servidores, sendo 39 docentes e 16 técnicos administrativos em educação. Atualmente, são ofertados cursos presenciais e EaD em diversas modalidades e níveis, sendo: Técnicos Integrados ao Ensino Médio em Alimentos, Comércio e Segurança do Trabalho; Técnicos Subsequentes ao Ensino Médio em Agronegócio, Comércio, Segurança do Trabalho e Administração (EaD). O campus conta ainda com o Bacharelado em Medicina Veterinária e com Cursos Superiores de Tecnologia em Gestão Pública (EaD) e em Gestão Comercial (EaD).
O Curso Técnico em Zootecnia do Campus Jaru irá oferecer 40 vagas anuais e terá como objetivo atender as demandas locais e regionais, bem como proporcionar formação técnica de qualidade para jovens e adultos oriundos do setor agropecuário. Conforme enfatizado pelos gestores durante a solenidade, é o IFRO cumprindo a sua missão de promover educação profissional, científica e tecnológica de excelência, por meio da integração entre ensino, pesquisa e extensão, com foco na formação de cidadãos comprometidos com o desenvolvimento humano, econômico, cultural, social e ambiental sustentável.
O curso pretende formar profissionais que possam atuar na criação de animais domésticos e silvestres; colaborar nas atividades de planejamento e controle; elaborar, aplicar e monitorar programas de manejo preventivo, higiênico e sanitário na produção animal, objetivando a melhoria da produtividade e da rentabilidade; prestar assistência técnica e extensão rural na área de produção animal; implantar e manejar pastagens, aplicando procedimentos relativos ao preparo e à conservação do solo e da água. Dentre as possibilidades de atuação destacam-se: propriedades rurais; empresas de nutrição animal, de assistência técnica, extensão e pesquisa; clínicas veterinárias e cooperativas agropecuárias.
A transmissão no canal oficial do IFRO contou com a tradução simultânea em Libras, com as servidoras Marcela Regina Stein dos Santos e Tamires Gomes de Assis Gonçalves.
Redes Sociais