Campus Jaru entrega mais de 500 litros de álcool em gel para instituições do município e região

Publicado: Sexta, 19 de Junho de 2020, 12h35 | Última atualização em Sexta, 19 de Junho de 2020, 12h35 | Acessos: 1066

Jaru7O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Jaru, realizou a entrega de 548 litros de álcool em gel para diversas instituições do município e região. A iniciativa faz parte das ações de combate realizadas com o objetivo de prevenir o aumento da curva epidemiológica da covid-19. Os insumos foram adquiridos em maio e a produção durou cerca de 12 (doze) dias para finalização, já com autorização da vigilância sanitária do município do Jaru.

O projeto para a produção de álcool em gel 70 INPM resultou em um total de 548 litros do produto. A entrega foi realizada na última semana para diversas instituições sendo: 12 litros para a Secretaria Municipal de Saúde de Vale do Anari, 150 litros para o Fundo Municipal de Saúde de Theobroma, 100 litros para o Fundo Municipal de Saúde de Governador Jorge Teixeira, 21 litros para o Instituto de Apoio a Mulher Rural de Jaru (IAMUR), 26 litros para a Associação Lions Clube de Jaru/Lar da criança e adolescente, 28 litros para a Associação Clube das Mães, 22 litros para o 5° Grupamento Policial, 2º Pelotão, 1º Companhia do 8º Batalhão, 39 litros para o Distrito Sanitário Especial Indígena/Casa de Apoio à Saúde Indígena de Jaru e 150 litros para a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social/Assistência social.

O Diretor-Geral do Campus Jaru, Renato Delmonico, explica que o principal objetivo é colaborar com a comunidade, principalmente com as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade, no combate à covid-19. “Isso só reforça o papel da nossa instituição, o IFRO como uma instituição pública, que mesmo neste momento de pandemia e isolamento social desenvolve ações, desenvolve projetos, ensino, pesquisa e extensão, pensando no social, pensando na comunidade, pensando em ajudar”, disse o diretor. Ainda segundo ele, o campus desde o início da pandemia tem trabalhado com a confecção de outros produtos, como máscaras e protetores faciais, para atendimento dos parceiros locais. “Gostaria de agradecer a todos os parceiros, servidores e alunos que se dispuseram a participar deste projeto, saíram de suas casas e de seu isolamento para pensar no próximo”, ressaltou Renato.

O produto seguiu todas as recomendações de produção e controle de qualidade e sua produção foi devidamente comunicada e autorizada pela divisão de vigilância sanitária do município de Jaru, tendo como responsável técnica a farmacêutica Ramiciely Nunes de Paula Silva. “O projeto teve parceria com a Reitoria do IFRO, onde a mesma distribuiu o recurso financeiro e o Campus Jaru realizou a compra dos insumos para a produção”, relatou o professor de Química Hilton Lopes Júnior, responsável pelo projeto na unidade.

O projeto contou com a atuação de diversos servidores e estudantes do campus. Participaram da etapa de produção, além do coordenador, o professor de Física Reginaldo Lima Gomes, a professora de Alimentos Regiane Pandolfo Marmentini, a professora de Segurança do Trabalho Alana Mara Kolln, o Técnico de Tecnologia da Informação Carlos Eduardo Santana Azevedo e o Diretor-Geral do campus Renato Delmonico. Além da participação da aluna Amanda Araújo Souza Vieira do curso Técnico em Alimentos e de Maria Angélica Vieira Neto, Lucas Menezes Campos, Lucas Martins Roveda e Joice Aline Neves do Nascimento Magalhães do curso de graduação em Medicina Veterinária do Campus Jaru.

• Jaru1
  • Jaru10